Momento Orante pelo Cuidado da Criação

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA  CRIAÇÃO – 1º de setembro

I – REZEMOS COM O CORAÇÃO E A MENTE AGRADECIDOS

ANIMADOR/A – Irmãs e Irmãos! Iniciemos este momento orante com o coração e a mente agradecidos a Deus, Mãe/Pai, criador da vida, da natureza e FONTE de vida. Recordamos a nossa querida Amazônia, os inúmeros benefícios que recebemos de sua biodiversidade e do manancial de água que a Amazônia propicia ao nosso país e ao continente.  O Deus da vida nos chama, nos convida à vida em plenitude e nos dá condições para conquistá-la, conservá-la, aprimorando-a sempre mais. Invoquemos a Deus Trindade, cantando:

 

T.: Canto: Em nome do Pai, que nos criou, do Filho que nos salvou e do Espírito Santo que nos une por amor. Amém, amém, amém (3x) para todo sempre amém.

A 2- Senhor, Deus da Vida e do Amor, nos te louvamos e te agradecemos pelas dádivas da criação:

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 1- Louvamos a Ti, Senhor, pelos inúmeros profissionais da saúde que se esmeram no atendimento, tratamento e cuidado das pessoas afetadas pela Covid-19, muitas vezes, sem recursos adequados, arriscando a sua própria vida:  

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 2 – Nesse tempo de pandemia, de sofrimento e descaso das lideranças de nossa nação, o Espírito Santo tem suscitado tantos gestos de partilha e solidariedade, por tudo isso te bendizemos, Senhor!

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 1- Senhor, Deus da Comunhão! Contemplamos tua face na beleza, na harmonia e na sintonia dos seres criados. Numa só voz, te louvamos, rezando:

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 2- Senhor, Deus Uno e Trino, que inspiras o cuidado e a manutenção dos seres criados, elevamos a ti nosso hino de louvor pela realização do sínodo da Amazônia e pelos povos originários, guardiões da casa comum. Agradecidos/as, rezamos:

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

L 1- Senhor, Deus da vida, te agradecemos pelo sonho de fraternidade e de amizade social, expressos  

na Fratelli Tutti. Com o coração agradecido, rezemos:

T.: “Tudo o que existe e respira te louva, Senhor!”

A 1- Felizes e agradecidos, entoemos o canto: Pan-Amazônia 

Canto: Pan-Amazônia Ancestral (Antônio Cardoso)

Na vazante do rio/ todos se põem ao plantio/

 pois, quando as águas subirem/ Eis o maior desafio que é viver.

A colheita há de ser/ antes das águas revoltas
          Pois, quando a vazante inundar/ sei onde vou aportar o meu barco.

Ribeirinhos guardiões/ da nossa casa comum
Laudato sì/ é Francisco chamando um a um.

10 mil anos de história/ Pan-Amazônia ancestral
Pão de uma Eucaristia/ cosmo da ecologia integral.

Nem uma folha cai/ Sem a vontade do pai

Pois na vazante da vida/ Cristo é semente de luta e de paz.

Ribeirinhos guardiões/ da nossa casa comum/ 

Laudato sì/ é Francisco chamando um a um.

Igreja samaritana/ contra-cultura da grana
Tantas feridas abertas/ no seio da floresta a ganância

Irmão Sol, irmã Lua/ irmão de todos os povos
É deus Tupã que reclama/ Deus que nunca abandona a sua OBRA

. A

Ribeirinhos guardiões/ da nossa casa comum/ 

Laudato sì/ é Francisco chamando um a um.

A – Oremos

T.: Ó Mãe Pai de bondade e ternura, suplicamos que a tua Palavra ilumine nossas mentes e corações para que vigilantes cuidemos dos tesouros recebidos na criação. Fortalecidos pela tua graça, denunciemos todo mal: a injustiça, a ganância, os incêndios as invasões de terra indígenas e tudo o que atenta conta a vida e o destrói o meio ambiente. Nós te pedimos, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

II – REZEMOS COM O CORAÇÃO PENITENTE

 

A – Deixemo-nos iluminar pela Palavra de Deus que nos interpela a semear e a cuidar da semente plantada. 

a

Canto: A Palavra de Deus que vem do céu (Pe. Geraldo Leite) 

(Durante o canto, pessoas trazem símbolos: terra, sementes e água). 

A Palavra de Deus que vem do céu/ é semente que cai no coração. (bis)

Prepara bem teu terreno, /cuida da tua plantação. (bis)

 

L 3- Narrativa da Criação (Gn 1,1-10). 

“No princípio Deus criou os céus e a terra. 2Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.4Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia. 6Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”. 7Então Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi. 8Ao firmamento, Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. 9E disse Deus: “Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca”. E assim foi. 10À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom”.

Palavra do Senhor. 

T: Gloria a ti, Senhor. 

A – Irmãs e Irmãos, acolhamos e deixemo-nos tocar e transformar pela Palavra de Deus: Expressemos nossos pedidos de perdão por tantas situações pecaminosas (nível pessoal, comunitário, eclesial, social e planetário) que ferem teu plano de vida em abundância para todos.

L 1- Senhor, perdão e misericórdia, porque nem sempre temos uma postura profética diante do sistema que visa o lucro exacerbado e, com isto, destrói a natureza. Pedimos…

T.: Perdão e Misericórdia, Senhor!

L 2– Senhor, perdão e misericórdia, pelo comodismo, passividade e pouco compromisso que, por vezes, traduzem a nossa vivência cristã. Pedimos…

T.: Perdão e Misericórdia, Senhor!

L 3- A Encíclica Laudato   nos mostra que há uma relação entre a miséria presente no mundo com a destruição do meio ambiente, a Casa comum. Senhor, tem piedade de nós, pelas vezes que não soubemos cuidar de toda a nossa Casa Comum e não denunciamos as agressões e destruição praticadas contra a vida e o meio ambiente.

T.: Perdão e Misericórdia, Senhor!

(Preces espontâneas)

A – Lembremos as pessoas mártires, defensoras da vida, da ecologia: Dom Oscar Romero, Irmã Dorothy, (outros nomes).  Confiantes em tua bondade, ternura e misericórdia, Senhor, ousamos elevar a ti a oração ensinada por teu Filho, Jesus. (rezada ou cantada).

T.: Pai Nosso…

 

III – REZEMOS COM O CORAÇÃO COMPROMETIDO

 

A – A Encíclica Laudato sì do Papa Francisco convida-nos a exaltar a generosidade e gratuidade do Deus Criador! 

L 2- “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta, governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras!” (silêncio).

L 1- “O nosso corpo é constituído pelos elementos do Planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a água vivifica-nos e restaura-nos” (silêncio).

T.: “… entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa Terra oprimida e devastada, que está ‘gemendo como que em dores de parto’ “(Rm 8, 22) – (silêncio). 

 

A – Imploremos as luzes do alto, para iluminar nossas mentes, encorajar-nos e fortalecer-nos na vivência de atitudes proféticas, na defesa e cuidado da criação (cada pessoa acende uma vela, enquanto se canta):

Canto: Ó luz do Senhor (comunidade G. Champus).

T.: Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!

A – Podemos, de forma livre e espontânea, verbalizar o compromisso que o Espírito Santo, a divina Ruah, soprar em seu interior. Enquanto isso plantamos uma semente na terra boa, na certeza que vai ser germinada, brotará e dará frutos abundantes (música suave).

Canto: Põe a semente na terra não será em vão, não te preocupe, a colheita plantas para o irmão (bis).

L 1- Os pobres e a Terra estão bradando:

T.: Senhor, toma-nos sob o teu poder e a tua luz,/ para proteger cada vida,/ para preparar um futuro melhor,/ para que venha o teu Reino de justiça, paz, amor e beleza. Louvado sejas! Amém.

A – Bênção 

– “O Senhor te abençoe e te guarde!

–  O Senhor faça resplandecer sobre ti seu olhar e te conceda sua graça!

–  O Senhor volte para ti o seu olhar e te dê a Paz!” (Nm 6, 24).

–  E permaneçamos com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 T.: Amém!

 

– Canto Final:

Tudo está interligado como se fôssemos um; tudo está interligado nesta Casa Comum (bis).

A – Gesto concreto: Todos nós somos convocados a plantar uma árvore, individualmente ou em comunidade, tirar uma foto e enviar para o setor comunicações da CRB Nacional – comunicacao@crbnacional.org.br

Publicações recentes