Missionários de 13 países participam do 112º Curso de iniciação à missão, em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| 23.09.14| Teve início no último dia 14 de setembro, a edição 112 do Curso de Iniciação à Missão no Brasil promovido pelo Centro de Formação Intercultural (Cenfi) e organizado pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). O curso tem a duração de três meses e é oferecido aos missionários e missionárias recém-chegados do exterior, enviados por congregações, dioceses, entidades ou organizações, para a missão no Brasil.

A 112ª edição do curso do Cenfi conta com a participação de 22 missionárias e missionários vindos de 13 países: Indonésia, Índia, Coreia do Sul, Vietnã, Chade, República Democrática do Congo, Haiti, Colômbia, Equador, Argentina, Chile, México e Polônia.

A programação contempla quatro propostas integradas, quais sejam: ensino sistemático da língua portuguesa; estágio em casas de famílias; introdução à sociedade e à Igreja no Brasil; uma vida em comum que proporciona intenso intercâmbio entre os participantes, vindos de diferentes países, culturas e igrejas, e uma adaptação à vida no Brasil através de relações fraternas.

O secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti, explica como isso acontece na prática. “O curso do Cenfi é um tempo muito especial que o missionário deve reservar para si: aprender a língua portuguesa, para conhecer os costumes e as aspirações do povo brasileiro; despojar-se de sua cultura sem arrancá-la; rever suas visões de mundo, para melhor se colocar diante dos novos apelos; realizar um verdadeiro mergulho na nova cultura carregando os valores de sua própria cultura como bagagem para enriquecer o outro”, comenta Raschietti.

Uma característica importante do Cenfi é a sua metodologia de ensino e trabalho. Isso pode ser observado nas avaliações conforme explica o padre Estêvão. “A avaliação é realizada durante todo o curso, isto é, o missionário estará sendo sempre avaliado por meio de atividades sugeridas pelas professoras e pela coordenação. Estas atividades consistem em dinâmicas em grupo, avaliações individuais (exercícios), serviços comunitários e projetos elaborados pelos missionários”, sublinha.

A eficácia da formação é testada também nos estágios que os missionários fazem em casas de famílias. “O objetivo é proporcionar o amadurecimento humano e missionário. O acolhimento faz parte integrante da vida do nosso povo. Ouvir o povo, se relacionar com simplicidade, discernir o tipo de relacionamento entre as pessoas é uma experiência significativa na pedagogia da encarnação”, completa o secretário.

Padre Estêvão acrescenta ainda, que “a Igreja no Brasil deve se sentir profundamente grata a esses missionários pelo seu testemunho de entrega total e generosa à causa do Reino. Por isso, deseja de alguma forma colaborar com sua inserção no meio de nós, através desse serviço oferecido pelo Centro Cultural Missionário”.

O curso acontece desde 1960 e calcula-se que tenha sido frequentado por cerca de 4.000 missionários e missionárias de todo o mundo.

Conheça todos os cursos oferecidos pelo CCM.

Com informações do CCM. 

Publicações recentes