Missionária fala sobre visita da presidente da CRB ao Haiti

Desde o último dia 17, a presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrosio, se encontra no Haiti em visita à missão intercongregacional iniciada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil e Cáritas  Brasileira, desde o último terremoto que assolou o país, em 2010.

Missionária atuante no Haiti, há quase três anos,  Irmã Maria Dalvani Souza Andrade(foto), relata as experiências vividas nestes dias com Irmã Márian:

“Hoje, Irmã Márian participou  da celebração de ação de graças pela conclusão de primeira parte do Centro de Evangelização e Ação Social. Estavam presentes  as lideranças de todos  os grupos com os quais trabalhamos.

A celebração foi fecunda, todos os participantes fez um breve relato das atividades desenvolvidas, das dificuldades, mais também dos muitos frutos colhidos ao longo desses dois anos e cinco meses da nossa presença.  Em seguida, uma equipe coordenou um momento de oração onde nos ajudou a refletir com o texto São João,  “EU SOU O PÃO DA VIDA” .

A animadora da oração nos alertou a buscar um pão que dura e não o pão que logo que comemos  se acaba. Portanto, o pão que não se acaba é o amor, a solidariedade, a justiça, a partilha, o perdão como fez e disse o  próprio Jesus. Finalizamos este momento com preces espontâneas e a oração do Pai Nosso.

Em seguida, foram feitas apresentações  teatrais e musicais. Veio  representante de todas as áreas onde estamos atuando, e cada grupo apresentou os pontos relevantes que os ajudaram a crescer, como também as dificuldades, além das apresentações teatrais e musicais que falaram de acolhida, partilha solidariedade e fraternidade.

Irmã Márian em sua fala focalizou que, graças à contribuição dos  irmãos e irmãs  pobres do Brasil, somos capazes de manter os projetos há tempos iniciados. Para potencializar sua fala, contou a história de uma criança brasileira que na páscoa ganhou uma caixa de chocolate, e renuncio comer para fazer uma pequena rifa e enviar o dinheiro para as crianças do Haiti comprarem água. Concluiu convidando todos os presentes para cantar – Caminheiro você sabe, não existe caminho, passo a passo pouco a pouco o caminho se faz.

Finalizamos esse dia fecundo de ação de graças, com a partilha de um almoço festivo, com direito a apresentação de danças e musicas ao vivo”, contou a missionária.

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »