Missionária congolesa morre aos 47 anos, vítima do Ebola

Monróvia (RV) – A religiosa congolesa Chantal Pascaline, 47 anos, que trabalhava com o padre espanhol infectado pelo vírus do Ebola em um hospital da Libéria, morreu sábado, 9, devido à febre hemorrágica, informou a Ordem Hospitaleira de São João de Deus.

Em comunicado, a ordem religiosa informa que está preparando uma equipe de profissionais de saúde para enviar o mais rapidamente possível à região, no âmbito da campanha “Paremos o ebola na África Ocidental”.

A Libéria é um dos quatro países da África Ocidental que enfrentam o pior surto de ebola das últimas quatro décadas. A epidemia é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) emergência internacional.

Desde fevereiro, o vírus infectou mais de 1.700 pessoas – mais de 900 morreram, na Serra Leoa, Guiné-Conacri, Libéria e Nigéria, segundo a OMS.

Entretanto, a Guiné anunciou o fechamento de suas fronteiras com a Serra Leoa e com a Libéria, em uma tentativa de conter a propagação do Ebola.

Em Gana, os bispos pedem ao governo medidas para prevenir a chegada do vírus ao país. A Igreja está preocupada que o contágio possa chegar através dos pescadores que estiveram nos países atingidos.

Em nota, o Presidente da Conferência Episcopal, Dom Joseph Osei-Bonsu, diz que este é um problema sério para suas famílias e para toda a nação. E convida as autoridades a submeter os pescadores a controles médicos específicos antes de seu retorno à casa.

Para os bispos ganeses, é urgente promover uma campanha de informação e sensibilização da opinião pública sobre a prevenção, a transmissão e os cuidados a adotar. Ainda não existem vacinas nem tratamentos específicos para o vírus; apenas uma terapia experimental que está sendo aplicada nos EUA em dois médicos missionários contagiados na África.
(CM)

Fonte: Rádio Vaticano

 

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »