Mensagem inicial da presidente da CRB

Na fonte de todos os nossos Institutos, encontra-se a experiência irresistível da ternura de Deus, que nossos Fundadores e nossas Fundadoras conheceram.  Acolheram o dom e abraçaram o caminho da consagração em situações difíceis, dolorosas e até extravagantes.

Aqui estamos, irmãs e irmãos, iniciando nosso Seminário Nacional para a VRC, exatamente porque damos importância vital à experiência originária dos nossos Fundadores e nossas Fundadoras, e desejamos responder, no hoje da nossa história, com fidelidade e vitalidade.

Eis-nos aqui para acolher e celebrar o grande DOM da Vida Religiosa Consagrada, que em nosso tempo deve constituir sinal de luz e de esperança e, por isso mesmo, nos propomos estar com os olhos do coração bem abertos, iluminados/as pelo Espírito de Deus, que nos impulsiona a ir ao encontro da vida, onde se encontra mais fragilizada, como Maria, que saiu às pressas ao encontro de Isabel. 

Aqui estamos porque cremos que a VRC ainda é um candelabro que ilumina à sua volta. Importa que não fiquemos presos/as à lógica da sobrevivência ou ao sentimento de nostalgia, mas ousemos abrir caminhos novos, dando lugar à profecia. 

Na casa de Maria, veremos ressoar mais uma vez seu clamor: “Fazei tudo o que meu Filho vos disser”! É indispensável a “conversão missionária” da Vida Religiosa Consagrada e, como disse o Papa Francisco, ela “passa pela redescoberta do sentido comunitário e pela alteração dos estilos de vida”.

“Com Maria, saiamos às pressas aonde clama a vida”!

Urge sermos comunidades de vida, na gratuidade, na comunhão, no serviço alegre, na oração e no silêncio.

Não tenhamos medo de ir em frente! Prossigamos com coragem.

Boa Assembleia e Fecundo Seminário para todos/as.

 

Aparecida, 04 de maio de 2018!

Ir.Maria Inês Vieira Ribeiro, mad.

Posts relacionados

Escola Vocacional 2023

Aconteceu de 23 a 28 de janeiro de 2023 a Escola Vocacional em Brasília promovida pelo Instituto dos Irmãos Maristas em parceria com CRB Nacional

Leia mais »