Mensagem de Dom Sergio da Rocha para a Arquidiocese de Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O anúncio da nomeação do novo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil foi feito nesta quarta feira, 11 de março, no boletim diário do Vaticano. Cardeal Sérgio da Rocha é o 28º arcebispo de Salvador. Em despedida, Dom Sergio deixou uma mensagem de agradecimento para a Igreja de Brasília:

Queridos irmãos e irmãs da Arquidiocese de Brasília,

Recebi a notícia da minha nova missão como arcebispo de Salvador da Bahia, olhando para a querida Arquidiocese de Brasília com sentimento de profunda gratidão e já começando a sentir sua falta, pois aqui tive a graça de viver e servir como arcebispo por quase nove anos. Em Brasília, me senti amado e acolhido numa grande família marcada pela convivência fraterna entre pessoas de diversas origens.

Muito obrigado pelas inúmeras vezes que tenho sido acolhido com tanta generosidade em nossas comunidades.

Espero poder, numa próxima ocasião, expressar melhor o meu agradecimento a todos. Até o início do meu serviço de arcebispo em Salvador, estarei continuando o meu trabalho em Brasília, como Administrador Apostólico. No seu discurso, em Aparecida, o Papa Francisco nos recomendava três atitudes sempre muito importantes, a serem vividas neste momento de transição que a Arquidiocese começa a viver: deixar-se surpreender por Deus, conservar sempre a esperança e viver na alegria.

Deus nos surpreende com seu amor infinito, que ultrapassa os limites do nosso pensar e sentir. “Por tudo, nós damos graças”, conforme rezamos tantas vezes com a oração do Ano Jubilar. Nele, o Bom Pastor que nos conduz, colocamos a nossa fé e a nossa esperança! Desejo a todos o amor de Deus que nos surpreende e a esperança nele ancorada.

Agradeço a Deus por esses anos de trabalho, em meio a tantos desafios pastorais. Tive a graça de ver o crescimento e a vitalidade da Igreja de Brasília em inúmeras ocasiões, nas celebrações e atividades pastorais. Nada foi realizado sem a graça de Deus e a colaboração dedicada de tantas pessoas que atuam nas comunidades, pastorais e movimentos eclesiais, às quais muito agradeço. Gostaria de ter feito muito mais pela Igreja, em Brasília, e ter servido melhor. Há muito ainda a fazer para realizar a missão de “evangelizar a todos, com novo ardor missionário, nos diversos espaços do Distrito Federal”. Por isso, permaneçam unidos, sendo sempre mais Igreja missionária, misericordiosa e acolhedora, como temos procurado viver, em comunhão com o Papa Francisco.

Agradeço a todos os irmãos e irmãs que têm me acompanhado com suas orações, fraterna estima e valiosa colaboração pastoral, sem os quais eu não teria vivido o meu ministério episcopal. Minha gratidão imensa aos queridos irmãos e amigos Bispos auxiliares, D. José Aparecido e D. Marcony, ao Sr. Arcebispo emérito Cardeal D. Falcão, aos padres e diáconos, aos religiosos e religiosas, aos fiéis leigos e leigas. Rezem por mim. Estejam certos que estarão sempre no meu coração e nas minhas orações. Suplico as bênçãos de Deus para todos, pela intercessão de nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida.”

Cardeal Dom Sergio da Rocha

Publicações recentes