Leitura Orante da Palavra de Deus Nº2

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Apresentação

Queridas Religiosas, queridos Religiosos!

O Plano de Ação da CRB Nacional para o triênio 2016-2019, ao fazer referência à segunda Prioridade – Mística e Profecia -, expressa que “a Mística e a Profecia como VRC são a alma de nosso ser e missão enquanto consagrados/as. (…) A Mística é a marca do Espírito que nos habita. (…) A Mística acontece mediante um processo de enamoramento e apaixonamento por Deus e por sua causa; é deixar-se cativar, amar, seduzir por Deus. A oração é o hábito que nutre a Mística”.

Neste sentido, para fortalecer e promover a Mística e a Profecia da VRC, a CRB Nacional oferece Subsídios Orantes II[1], traduzidos da CLAR, que trazem o Lema “Saiamos depressa ao encontro da Vida” e o Ícone “A Visitação”.

O Lema e o Ícone, inspirados na Visitação de Maria à prima Isabel, conduzem-nos a uma mística e profecia marianas. Maria é a Lua que reflete a luz do Sol – Cristo – nosso Centro. O papa Francisco nos disse que a VRC segue o Senhor de maneira especial, de modo profético, como Maria, que nunca ofusca o brilho de Cristo.

A Encíclica Laudato Si’, presente do papa Francisco para a Igreja e para a VRC, perpassa os subsídios orantes, para que, espiritualizadas/os na Ecologia Integral, as religiosas e os religiosos se comprometam com o cuidado da Casa Comum, que implica, além de cuidar da criação, promover a justiça social.

Os Subsídios assim se seguem:

  1. De Betânia à Visitação. Um espaço para a oração: fazendo memória do caminhar da CLAR durante os últimos anos.
  2. A Visita de Maria à prima Isabel: um encontro cheio de vida. Isabel e Zacarias, Maria e José vivem a cotidianidade do trabalho e do amor; da espera, da oração e da busca, e se tornam para a Vida Religiosa Consagrada modelos de quem sabe confiar, esperar e atuar.
  3. Conversão Ecológica que permita uma ecologia integral. Enfatiza e abre ao da Ecologia Integral a partir de uma conversão que permita o reconhecimento da sacralidade da criação e a interdependência mútua entre todas as criaturas, para que, por meio de nossa práxis do cuidado da Casa Comum, os mais frágeis, tanto humanos, como outros seres, se amparem e vivam plenamente.
  4. Espiritualidade Trinitária que nutre a Mística profética da Vida Religiosa. A Laudato Si, quando fala da Trindade e da relação entre as criaturas, nos fala do Pai como fonte, fundamento amoroso; do Filho que o reflete e quem se une a nossa terra; do Espírito Santo que está presente no coração do universo e anima e suscita novos caminhos.
  5. Na dança do encontro: uma atmosfera sapiencial nos revela a unidade de toda a Criação. A assimetria que marca as relações humanas entre si e com as outras criaturas nos urge criar um ambiente de respeito e reconhecimento da importância de cada ser que compõe o tecido da vida.

Que Maria da Visitação nos contagie com sua prontidão e sua capacidade de encontro, nos contagie com sua fé e alegria, para que saiamos depressa, como VRC, ao encontro da vida e cuidemos da Casa Comum.

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente Nacional da CRB

[1] O primeiro volume, com o nome “Leitura Orante da Palavra de Deus – Subsídios para a VRC no Ano Nacional Mariano”, de autoria do Pe. Tomaz Hughes, foi publicado em fevereiro de 2017.

Para conseguir os Subsídios Orantes, basta entrar em contato com sua Regional e solicitar.
 

Publicações recentes