Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No dia 22 de fevereiro, a Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro, o Irmão José Assis Elias de Brito, da diretoria da Conferência, a Assessora para a Comunicação, Ir. Neusa Santos, a Ir. Valmi Bohn da Missão, o Irmão Nelson Luís Feix, responsável pelo setor administrativo financeiro da CRB e o Irmão José Augusto Júnior do Conselho Fiscal, estiveram presentes na sede da Conferência dos Bispos do Brasil em Brasília para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Além de participarem da Celebração Eucarística de imposição das cinzas, todos participaram do lançamento da CF. O evento também contou com a presença de outros membros da Vida Religiosa Consagrada presentes em Brasília, incluindo a coordenadora da Regional Brasília, Irmã Sueli Aparecida Bellato.

O texto base da CF 2023 aborda algumas das causas da fome no Brasil, destacando a estrutura fundiária como um dos fatores, ou seja, a forma como a terra foi historicamente e continua sendo distribuída no país. Segundo o texto, “quando falamos da terra, estamos tratando de um tipo especial de bem econômico, um dom dado por Deus a toda a humanidade”.

Além disso, o documento ressalta a “perversidade” da política salarial existente no Brasil, visto que o país é agroexportador e tem um mercado interno limitado pela miséria. Não é apenas o preço dos alimentos que é alto, mas o salário é demasiadamente baixo e desvalorizado. A insegurança alimentar é fruto de uma insegurança estrutural e a fome, antes de tudo, deriva da pobreza “(n. 51, p.34).

É fundamental que a sociedade brasileira, juntamente com as autoridades, busque soluções para esses problemas estruturais e crie políticas que promovam a justiça social e o acesso à alimentação para todos. A Campanha da Fraternidade 2023 traz um importante chamado à ação, para que possamos juntos combater a fome e a pobreza no país.

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023
Religiosos de Brasília - DF participam do lançamento da Campanha da Fraternidade

« de 6 »

Publicações recentes