Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

No dia 22 de fevereiro, a Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro, o Irmão José Assis Elias de Brito, da diretoria da Conferência, a Assessora para a Comunicação, Ir. Neusa Santos, a Ir. Valmi Bohn da Missão, o Irmão Nelson Luís Feix, responsável pelo setor administrativo financeiro da CRB e o Irmão José Augusto Júnior do Conselho Fiscal, estiveram presentes na sede da Conferência dos Bispos do Brasil em Brasília para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Além de participarem da Celebração Eucarística de imposição das cinzas, todos participaram do lançamento da CF. O evento também contou com a presença de outros membros da Vida Religiosa Consagrada presentes em Brasília, incluindo a coordenadora da Regional Brasília, Irmã Sueli Aparecida Bellato.

O texto base da CF 2023 aborda algumas das causas da fome no Brasil, destacando a estrutura fundiária como um dos fatores, ou seja, a forma como a terra foi historicamente e continua sendo distribuída no país. Segundo o texto, “quando falamos da terra, estamos tratando de um tipo especial de bem econômico, um dom dado por Deus a toda a humanidade”.

Além disso, o documento ressalta a “perversidade” da política salarial existente no Brasil, visto que o país é agroexportador e tem um mercado interno limitado pela miséria. Não é apenas o preço dos alimentos que é alto, mas o salário é demasiadamente baixo e desvalorizado. A insegurança alimentar é fruto de uma insegurança estrutural e a fome, antes de tudo, deriva da pobreza “(n. 51, p.34).

É fundamental que a sociedade brasileira, juntamente com as autoridades, busque soluções para esses problemas estruturais e crie políticas que promovam a justiça social e o acesso à alimentação para todos. A Campanha da Fraternidade 2023 traz um importante chamado à ação, para que possamos juntos combater a fome e a pobreza no país.

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 - Presidente da CRB Nacional e o Secretario Geral da CNBB

« de 6 »

Publicações recentes