Ir. Maria Luiza da CRB Nacional faz parte da Comissão de Cuidado e Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis da CLAR

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Nova Comissão de Cuidado e Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis da CLAR se reúne em Bogotá

Ir. Maria Luiza da Silva (Evangelização, JPIC e Rede Um Grito pela Vida), participou do primeiro encontro presencial da nova Comissão de Cuidado e Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis da Confederação Latino-americana de Religiosos (CLAR), entre os dias 07 e 09 de março de 2023, em Bogotá na Colômbia.

No encontro em Bogotá, a Comissão concluiu o planejamento das atividades formativas que serão propostas para as Comissões Nacionais de toda América Latina e Caribe com destaque para a criação de uma comunidade de aprendizagem para todas as pessoas que fizeram os cursos pregressos em Bogotá e na Universidade Gregoriana de Roma, cuja a abordagem principal foi a temática dos abusos sexuais nos ambientes eclesiais, construção de um itinerário formativo com cursos assíncronos e seminários presenciais.

Ao final do encontro, a Comissão chegou à conclusão da necessidade de estabelecer uma formação contínua sobre a temática dos abusos de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis em ambientes eclesiais. Na visão da Comissão é fundamental ajudar a vida religiosa na promoção de uma cultura de proteção e cuidado.

Para a Ir. Maria Luiza da Silva, a proposta do horizonte inspirador da CLAR, é um convite à Vida Religiosa Consagrada ao movimento rumo à dignidade e à cultura do cuidado.

Os membros da comissão refletiram ainda sobre a importância da realização do trabalho em parceria com as comissões das Conferências Nacionais.

A Comissão de Cuidado e Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis é formado de Religiosas/os de diferentes países de América Latina. Tem por objetivo proporcionar à Vida Religiosa Consagrada, meios de prevenir todos os tipos de abusos e violências contra os vulneráveis da sociedade.

Fazem parte da Equipe:Daniela Cannavina, HCMR, (Colombia), María Rosaura González Casas STJ (Itália), Alejandra Elbaba, HDSNJ (Argentina), Daniel Medina, OAR, (Argentina), Henry González, OFM (El Salvador), Maria Luiza Da Silva, RSF (Brasil), María del Carmen Bracamontes, OSB (ETAP, México) e Jesús García, OFMCap (Coordenação – Ecuador).

Publicações recentes