III Seminário Regional Família dos Carismas de SC

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O III Seminário Regional SC teve como Tema: Cristãos Leigos/as, Sujeitos Eclesiais, chamados/as a viver a comunhão, participação e missão por uma Igreja Sinodal e como Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Estiveram reunidos de 14 a 16/04/2023 no Centro de Formação Católica em Lages – SC, um grupo de 27 pessoas, algumas da Vida Religiosa Consagrada e na sua maioria Cristãos Leigos e Leigas que partilham do Carisma de 10 Congregações Religiosas que atuam em SC.

O objetivo geral foi, oferecer formação continuada aos Cristãos Leigos/as, Sujeitos Eclesiais, chamados/as a viver a comunhão, participação e missão, fomentando a socialização dos Carismas presentes em nosso Regional e oportunizando a comunhão entre si, para um engajamento mais expressivo, por uma Igreja Sinodal em direção a Fraternidade universal, conforme nos motiva e desafia o Papa Francisco.

Entre as justificativas destacamos: a CRB Nacional, nos chama a “Fomentar a Partilha de Carismas dos/as Consagrados/as entre si e com Cristãos Leigos e Leigas, numa eclesiologia sinodal de comunhão e de corresponsabilidade, incentivando ações intercongregacionais e em redes.

E como Igreja e sociedade esperamos engajamentos concretos que contribuam para que sejamos cada vez mais conscientes, como cristãos leigos e leigas, religiosas e religiosos, de nossa vocação e missão nas duras realidades que enfrentamos no cuidado amoroso da vida.
Contribuíram na assessoria: Edison Carlos Jardim de Oliveira – Cristão Leigo da Família Marista do RS e Marlise Ritter – Cristã Leiga – Mensageira da Divina Providência de SC.

O Seminário iniciou na sexta-feira a noite com uma animada acolhida, cantos, integração e apresentação dos 10 Carismas. No encerramento dos trabalhos da noite uma oração de gratidão por tantas maravilhas que Deus nos proporciona através da vivência dos diferentes Carismas e que dão um colorido especial a missão.

Já no sábado pela manhã iniciamos com a mística que envolveu o Lema do Ano Vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). De forma criativa e dinâmica fomos conduzidas/os a fazer a experiência como os discípulos de Emaús! Concluímos o momento orante rezando o Salmo do Compromisso, colocando os pezinhos no caminho.

Durante o sábado o Tema Cristãos Leigos/as, Sujeitos Eclesiais, chamados/as a viver a comunhão, participação e missão por uma Igreja Sinodal, foi abordado pela assessoria. O tema provocou um bom debate, trouxe elementos de reflexão e desafios que nos remetem as nossas práticas, pois na realidade nos confrontamos constantemente com situações que merecem uma atenção, que pedem um novo olhar, nova escuta e novas atitudes que ajudem a viver como verdadeiros sujeitos eclesiais que atuam tanto na Igreja como na Sociedade enquanto também vivem a comunhão, participação e missão numa perspectiva sinodal. Toda esta discussão se fundamenta na Palavra de Deus, Documentos da Igreja, do Papa Francisco, Doutrina Social da Igreja, Assembleia Eclesial, entre outros.

Não poderíamos deixar de mencionar que a noite cultural de sábado com apresentações, brincadeiras e entretenimento e mais os bons quitutes trazidos de diferentes regiões contribuíram para a boa convivência e partilha entre o grupo.

Ainda durante o Seminário foi realizada a escolha da Nova Coordenação Regional que ficou com Marlise Ritter – do Carisma das Irmãs da Divina Providência; de São João do Oeste – Diocese de Chapecó. Foi escolhido também um Colegiado(foto) que irá contribuir durante a gestão 2023 a 2025.

Ainda no sábado a tarde a Presidente do CNLB do Regional Sul 4; Silvelene de Oliveira apresentou o CNLB(Conselho Nacional do Laicato do Brasil) como Organismo de Comunhão e que acolhe e representa os Cristãos Leigos e Leigas. O Organismos está presente e atuante no Regional Sul 4 de forma organizada desde 2021, sendo que em 2023 acontecerá a 3ª Assembleia Geral.

Durante todo o Seminário fomos agraciadas/os com a presença e participação da Coordenadora da CRB/SC; Irmã Silvia Regina Freitas das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que não mediu esforços em contribuir para o bom êxito do III Seminário Regional da Partilha de Carismas além de trazer o tema do 3º Ano Vocacional no Brasil para reflexão, incentivando todos/as ao comprometimento: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33)

A missa de encerramento e envio no domingo foi presidida por Dom Guilherme Werlang, Bispo de Lages/SC. Na oportunidade foi feito o agradecimento com a entregue de um mimo ao casal Leoberto e Regina Weinert da ALMABER – de Canoinhas, que desde 2019 estavam na Coordenação Regional da Partilha de Carismas.

Publicações recentes