Igreja no Brasil é notícia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

59ª Assembleia da CNBB
Os bispos se reúnem de 28 de agosto, até sexta-feira, dia 2 de setembro, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), para a realização da 59ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Esta é a etapa presencial do encontro, teve seu início com a celebração na basílica de Aparecida (SP).

CNBB celebra 70 anos
Os 70 anos da CNBB são comemorados em 2022 e celebrados também durante os dias da Assembleia Geral.

Esta comemoração foi destacada pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira Azevedo que, ao fazer memória das sete décadas da Conferência lembrou “figuras ilustres”, os cristãos leigas e leigas, religiosos e religiosas, padres assessores e bispos que se dedicaram na construção da história.

Disse ele: “os que nos precederam e que já partiram deste mundo, e os que continuam conosco, nos introduziram na experiência sinodal”.

Participantes da Assembleia da CNBB

Dos 322 bispos em exercício na Igreja do Brasil, estão presentes 292. Os 30 que não estão presentes justificaram a ausência. Alguns estão no Consistório, no Vaticano, outros por motivos de saúde, curso para novos bispos, serviços da Igreja e outros motivos inadiáveis.
A presença dos pastores confirma a vocação da Igreja de anunciar o Reino de Deus no coração do mundo, como afirmou o presidente, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Análise de conjuntura eclesial
Na manhã do dia 29, entre as atividades da Assembleia Geral foi feita uma análise da conjuntura eclesial.
Apresentada pelos padres Geraldo De Mori e Danilo Pinto, do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), a reflexão evidenciou o cenário interno e externo da Igreja no viés do pentecostalismo e da evangelização.
A atual ação dos pentecostais no processo de urbanização e também na atração do mundo juvenil e o empoderamento das mulheres foram refletidos pelos bispos.

Leigos e mulheres
A valorização dos leigos e leigas e a presença feminina no trabalho pastoral foram citados na análise de conjuntura como caminhos na busca “de uma formação comum que atinja o fiel frente aos discursos fundamentalistas”, disse.

Necessidade de formação crítica
A formação ética e crítica e a presença católica nas mídias sociais também fizeram parte das reflexões do episcopado na manhã do dia 29 de agosto.

Missa com a presença dos novos bispos
No dia 29, às 18h, no Santuário de Aparecida, presidiu a celebração eucarística, Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Concelebraram todos os bispos e ministros ordenados e, mais próximos do altar os bispos recém-nomeados pelo Papa Francisco.

Um estudo sobre a Animação Bíblica
Será votado hoje pelos bispos, o Estudo 114 da CNBB que trata da Animação Bíblica da Pastoral a partir das Comunidades Eclesiais Missionárias. Se for aprovado, o texto passará a ser um documento oficial da CNBB.

Instituição do Ministério da/o Catequista
Outro item em pauta são encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequista, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Será votado na Assembleia.

Publicações recentes