Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-Amazônico

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A sangria da Amazônia já chega ao extremo e a criação de Deus geme no estertor da morte”. (Em Defesa da Vida na Amazônia, [17]).

Aproxima-se a realização do Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-Amazônico em Manaus(AM),de 04 a 06 de julho de 2019.
Promovido pelo CFFB e trazendo como tema Perspectivas e desafios para a Conferência da Família Franciscana do Brasil, este Fórum objetiva conduzir franciscanos e franciscanas a voltarem o olhar e o coração aos apelos do Papa Francisco através de sua convocação para o Sínodo Pan-Amazônico. É a Família Franciscana buscando dar respostas concretas às demandas de hoje, especialmente no que se refere a pensar e olhar a realidade dos povos e nações que habitam na Amazônia brasileira em diferentes lugares e situações onde a vida clama por cuidado, respeito e pela justiça.

Como filhos e filhas de Francisco de Assis não podemos ficar alheios às contradições sociais da realidade contemporânea, com as quais somos chamados a confrontar-nos em especial quando se refere a sermos colaboradores na preservação de toda a biodiversidade, no respeito aos povos originários que vivem na Amazônia. Urge uma cultura de cuidado pois estamos em meio a uma crise que se acentua com a exploração exacerbada da riqueza amazônica e com o descaso do governo local e nacional.

De perto ou de longe, “todos nós que vivemos ou somos encantados pelo carisma franciscano”, somos convidados a participar e entrar em sintonia com este tempo histórico e propício para estudo, debate e aprofundamento. Dom Erwin Krautler, coordenador da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM – Brasil, em uma aula inaugural da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (MG), no último mês de março, ao abordar sobre o tema “A Amazônia é nossa”, ressalta a existência de dois grandes projetos em confronto na Região: “um a favor da Terra para a vida, o outro a favor da Terra para o negócio”. O Fórum Franciscano será uma contribuição para repensarmos nossa posição e um convite para nos engajarmos de forma mais consciente na luta pela vitória da Vida da Terra e dos povos que nela habitam.

Francisco de Assis, patrono da ecologia, “irmão da natureza”, figura sempre muito atual, foi um dom para a Igreja, um estímulo para nós e um testemunho para a humanidade. A seu exemplo, possamos nós, franciscanos e franciscanas, cumprirmos nossa missão em defesa da vida e do cuidado da casa comum, com vigor renovado e com a audácia reformadora que o caracterizou.
Confira a Programação para o Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-Amazônico, participe e acompanhe: https://cffb.org.br/forum-franciscano-para-o-sinodo-pan-amazonico

Brasília, 11 de junho de 2019

Frei Éderson Queiroz – OFMCap – Presidente – CFFB
Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA – Vice-Presidente – CFFB

Publicações recentes