Religiosas e Religiosos se reúnem em São Paulo para renovação espiritual

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Eis que estou fazendo uma coisa nova”

O CERNE – Centro de Renovação Espiritual em sua 114ª edição, reúne 47 participantes entre Religiosos e Religiosas de 39 congregações vindos de diversos Estados do Brasil e de outros países. O evento que iniciou dia 11 de setembro e terminará no dia 21 de outubro, se realiza em São Paulo, na Casa de Retiros e Eventos Madre Cabrini, ao cuidado das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, é promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e está sob a coordenação de Pe. Mário Roessler, msc, e Ir. Francisca Wanderley, ij, ambos responsáveis pela Formação Continuada da CRB Nacional.

O CERNE tem como objetivo proporcionar a possibilidade de fazer uma releitura da Vida Religiosa Consagrada em todas as suas dimensões e missão ressignificando o seguimento de Jesus Cristo.

Trata-se de um programa intercongregacional, de 40 dias de experiência de vida na dinâmica de partilha e aprofundamento de conteúdos específicos com especial ênfase nos momentos de oração e vivência fraterna.

O grupo já refletiu sobre os temas: Psicologia na Vida Religiosa Consagrada: crescimento pessoal e comunitário com Ir. Maria de Fatima Alves de Morais, ascj e Análise de Conjuntura – desafios à VRC com pe. Rafael López Villaseñor, sx.

Para a Ir.Maria Iardete (Deca), das Irmãs Franciscanas de Maristella, o CERNE está sendo um momento especial de encontro pessoal com Jesus Cristo, vivência fraternal e tempo de graça. “Agradeço a Deus, a congregação e a CRB pela oportunidade”.

Ir. Rosária Ngueleia, das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, de Angola, afirma que o Cerne está sendo uma experiência de misericórdia. Ela diz: “Sinto paz interior, tranquilidade, renovação, gratidão com Deus e a Congregação”.

Nas próximas semanas o CERNE 114 irá abordar vários outros temas relacionados com a nossa Vida Religiosa Consagrada. A última semana será de retiro onde os participantes terão a oportunidade de consolidar na oração a experiência dos 40 dias, os quais estão sendo marcados por momentos de oração pessoal e comunitária, partilhas em grupos, grupos de vivência, passeios comunitários, dias livres, grupos de trabalho, confraternizações e a vivência da Eucaristia.

Publicações recentes