Expressão pública das Irmãs de Notre Dame de Namur sobre o racismo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As irmãs de Notre Dame de Namur diante da brutal violência que ocorreu em Minnesota, nos Estados Unidos, se posicionaram sobre a morte do senhor George Floyd e o racismo. A Equipe de Governo Geral da Congregação fez uma nota para ser publicada nos veículos de comunicação católicos nos EUA e de todo mundo.

Confira:

VIDAS NEGRAS/PRETAS IMPORTAM

As Irmãs de Notre Dame de Namur, condenam o assassinato brutal de George Floyd por policiais. Essa atrocidade mais recente destaca mais uma vez a falta de respeito pela dignidade das pessoas de cor, especialmente de nossas irmãs e irmãos negros. Nos unimos a todos aqueles, que por todo o mundo condenam a opressão, discriminação e o racismo. Esse pecado do racismo deve ser reconhecido, enfrentado e exterminado em todos os cantos da nossa sociedade local e global. Permanecemos firmes com aqueles que trabalham por justiça.

O vídeo horrível da morte de George Floyd não será esquecido. Que ele nos leve a um reconhecimento e respeito mais profundo pela vida humana. Oferecemos orações de consolo, apoio e cura à família Floyd.

Como Congregação internacional, reconhecemos nossa própria cumplicidade institucional em atitudes, preconceitos e comportamentos racistas. Pedimos perdão por nossos fracassos ao enfrentar o racismo dentro de nossa própria instituição.

Comprometemo-nos a continuar trabalhando pelas mudanças necessárias, para proteger os negros americanos de todas as idades contra discriminação, violência, terror e medo por si e por seus entes queridos.

As Irmãs de Notre Dame de Namur são religiosas em uma Congregação internacional, fundada na França em 1804 por Santa Júlia Billiart. As irmãs servem na Bélgica, Brasil, Congo-Brazzaville, República Democrática do Congo, Itália, Japão, Haiti, Quênia, Nicarágua, Nigéria, Peru, África do Sul, Sudão do Sul, Reino Unido e Zimbábue e em 27 estados nos EUA.

Nosso compromisso é de proclamar a bondade de Deus através da educação em vários ministérios. Temos escritórios/centros de referência em Roma-Itália, Namur-BÉLGICA e Ipswich, MA-EUA. Trabalhamos para mudar vidas e “permanecer junto das pessoas empobrecidas em um mundo marcado por crescentes divisões e desigualdades” (Chamados do Capítulo Geral de 2014). Mantemos um site neste endereço: www.sndden.org.

Roma, Itália – 8 de junho de 2020

 

Publicações recentes