Documentos sobre o Pacto Educativo Global

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

De acordo com a irmã Cláudia Chesini, gerente de Relações Institucionais e de Pastoral da ANEC, o Pacto Educativo Global desafia a colocar a pessoa no centro, abraçando com cuidado, a Casa Comum, aqui no Brasil. “O convite é amplo e insistente”, finaliza.

Para saber mais

sobre o Pacto de Educação convocado pelo Papa Francisco, acesse o site: https://www.educationglobalcompact.org/.

Para agregar com os debates, a ANEC disponibiliza abaixo alguns documentos importantes na discussão sobre o Pacto Educativo Global.

– Orientação Gerais para o Pacto Educativo Global

– Carta de apresentação do Pacto Educativo Global produzida pela ANEC, CNBB e ANEC

– Orientações Pacto Educativo Global – Instrumentum Laboris

Como foi construída o logotipo do Pacto Educativo Global?

O logotipo do Pacto Educativo Global é um desenho estilizado do globo terrestre abraçado por uma figura humana e tem o objetivo de expressar o convite do Papa Francisco para que todas as pessoas e instituições se envolvam, participem e colaborem com o pacto.

O desafio do logo é comunicar os valores, raízes e propósitos do Pacto Educativo Global. Por isso, foi escolhida a cor verde, para lembrar a natureza, o crescimento, a renovação e também a esperança, a possibilidade de “semear” sonhos proféticos. A cor azul, para lembrar a dimensão espiritual e também, o que cada pessoa pode contribuir para alcançar a Paz. E então, o dourado, para representar a luz, o sagrado.

Salienta-se que toda aliança para o bem comum e para o bem da humanidade, tem algo de sagrado.

No centro, está a pessoa humana, que realiza uma ação de cuidado e proteção do mundo, da Casa Comum que lhe foi confiada. A linha do círculo simboliza o macrocosmo, que é Deus e expressa o começo e o fim de tudo: ser, totalidade.

Para apontar a vivência do Pacto Educativo Global no Brasil, o logo internacional foi inserido dentro do contorno do mapa do país (Brasil) com o texto “A Igreja do Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”.

Publicações recentes