Convergência Novembro 2015

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

novembro2015

  

Vida sem limites

O Papa Francisco renova a nossa fé e a nossa esperança ao expressar que a morte não é a última palavra sobre o destino do ser humano, porque estamos destinados a uma vida sem limites, que tem a sua raiz e a sua realização em Deus.

Pe. José Carlos Pereira, em suas reflexões para o Dia dos Finados, lança luzes sobre algumas questões para as quais nem sempre encontramos uma resposta satisfatória: Como lidamos com a morte e os seus rituais? Como concebemos o sacramento que nos prepara para a morte? Por que rezamos pelos mortos?

A CLAR partilha a mensagem final da XIX Assembleia Geral, cujo núcleo exprime: Deus novamente tem nos surpreendido e estamos convencidas/os de que chegou a hora de um novo Pentecostes para a VRC; o Ano da Vida Consagrada constitui um divisor de águas entre o antes e o hoje e se nos oferece uma oportunidade para realizar a missão de “curar feridas e acalentar corações”.

A CLAR partilha também a mensagem final do Congresso, realizado em Bogotá, de 18 a 21 de junho, no contexto do Ano da VC. “As/os participantes no Congresso de VC da América Latina e Caribe dirigimos esta Mensagem às pessoas consagradas, a nossos Pastores e a todo o Povo de Deus, do qual somos parte, com a esperança de que, por meio deste texto, possam também experimentar os apelos que o Espírito Santo nos faz a um maior compromisso na vivência da nossa vocação”.

A Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), comprotedendo-se com a defesa da vida dos povos da Panamazônia e do seu bioma, está afinada com o Papa. Diz o texto da REPAM: “Precisamos ouvir atentos o Papa Francisco que nos faz um forte apelo ‘ao respeito e à salvaguarda de toda a Criação que Deus confiou ao homem, não para que a explorasse de maneira inescrupulosa, mas a transformasse em um jardim’”.

Você conhece o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV)? Visite o site www.ipv.org.br e veja o Instituto em ação, informe-se sobre notícias, fotos, vídeos, cursos, inscrição para cursos, etc. O IPV começou a ser organizado no final dos anos 1980, com a ideia de convocar as congregações e os institutos com carismas vocacionais para que se conhecessem e vissem a possibilidade de juntar forças para servir a Igreja no campo das vocações.

Iniciando a seção Artigos, Pe. Vinícius pubica “Um olhar sobre a Vida Consagrada Apostólica. Nas trilhas do Vaticano II e do Papa Francisco”. O autor fala da travessia particularmente tensa e arriscada da VRC. Para ele, trata-se de “uma crise estrutural, existencial mesmo, que desestabiliza as vivências que nos fundam, as convicções que nos sustentam, as motivações que nos impelem e as utopias que nos engajam”.

O prof. André Luiz oferece “Perfectae Caritatis: há 50 anos orientando a Vida Religiosa Consagrada”. O artigo é uma proposta de releitura da Perfectae Caritatis para o Ano da Vida Consagrada. A atualização da Vida Religiosa Consagrada dá-se pelo “seguimento de Cristo proposto no Evangelho, norma última da vida religiosa”, conforme o Perfectae Caritatis.

Pe. José Ricardo escreve sobre os “Trinta Anos da Morte de Irmã Cleusa”. Diz que sua entrega é um jeito contundente de testemunhar a fé cristã-católica. O intuito do texto é mostrar que a fé tem maior vínculo com o amor, e a morte de Irmã Cleusa outra coisa não foi que a máxima expressão de uma fé que ama, que ama porque não existe fé sem amor.

Antônio Chaves de Santana faz belas e profundas reflexões sobre o Centenário dasFilhas do Coração Imaculado de Maria (Cordimarianas). Expressa o autor que “As cordimarianas, parafraseando o Papa Francisco, devem “despertar o mundo” com a cultura da compaixão e da misericórdia”. Compaixão e misericórdia é o núcleo do carisma das Cordimarianas. E este centenário vem ao encontro do Ano da Misericórdia, em 2016. Escreve o Papa que o mistério da misericórdia é fonte de alegria, serenidade e paz.

Ir. Lauro Daros, marista

Publicações recentes