Congregação Franciscana celebra 50 Anos

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Os regionais da CRB Cuiabá-MT, Curitiba-PR e São Luís-MA, saúda a Congregação dos Frades Menores Missionários pelos seus 50 anos de fundação, e por sua presença nas várias regiões do Brasil.

Com a presença de vários bispos e superiores gerais, consagrados e leigos, no dia 15 de agosto, em Ponta Grossa – PR, a Congregação dos Frades Menores Missionários celebrou 50 anos de Fundação. A celebração contou como as delegações dos vários ramos da Família Franciscana no Brasil. A celebração se iniciou com a leitura da ata de fundação e da benção enviada pelo Papa Francisco.

Com objetivo de retorno as fontes, cerca de 30 capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul e dois da província do Paraná, fundaram a congregação dos Frades Menores Missionários, na cidade de União da Vitória no Paraná, na época pertencente a Diocese de Ponta Grossa – PR, sob a guarda de Dom Geraldo Micheletto Pellanda (1916 – 1991). Tais franciscanos, empenharam-se, com sincero esforço, por conservar e viver fervorosamente o espírito franciscano em união as reformas feitas pelo Concílio Vaticano II. O impulso inicial foi dado por São Paulo VI ao dizer ao pequeno grupo de frades “E questo mi piace! (E, isso me agrada!).”

A congregação, teve seu início a 15 de agosto de 1973 em União da Vitória, Paraná, na festa da Assunção de Nossa Senhora, em cerimônia presidida por Dom Geraldo Micheletto Pellanda, CP, de saudosa memória, então bispo de Ponta Grossa.

Professando a Regra Bulada de São Francisco de Assis, os FMM têm por carisma a “observância do Santo Evangelho e da Regra de São Francisco de Assis, vivendo em castidade, pobreza e obediência, em contínua penitência, sequiosos de contemplação e de zelo apostólico a serviço dos irmãos na Igreja e na sociedade”.

Congregação Franciscana celebra 50 Anos
Aperture: 3
Camera: Canon EOS RP
Iso: 1600
« de 6 »

O total dos Frades Fundadores e que nela perseveraram é de 13, todos falecidos: Frei Domingos Rigon, Frei Timóteo Pérsici, Frei Celso Chesini, Frei Teodoro Ferronato, Frei Manoel Parisi, Frei Justino Dotti, Frei Tiago Lucchese, Frei Alceu Richetti, Frei Gaspar Zonta, Frei Doroteu de Pádua, Frei Ireneu Costella, Frei Eusébio Ferreto e Frei Edmundo Costella.

Atualmente a congregação está espalhada pelas regiões do Brasil, presentes em Ponta Grossa-PR, Guarapuava-PR, Rosário do Ivaí-PR, Londrina-PR, Toledo-PR, Maripá-PR, Várzea Grande-MT, Itiquira-MT, Formosa da Serra Negra-MA e Roma. Maior parte dos frades estão dedicados às paróquias, casas formação, pregando retiros, Santas Missões, estudos e alguns frades lecionam teologia.

Dom Sérgio, bispo de Ponta Grossa-PR recorda: “Estes frades, sentem forte impulso para interior de retormar o impeto renovador de Francisco e Clara, na sua forma mais original e cristalina. O caminhar destes 50 anos foi árduo, atento às novas necessidades dos tempos, mas sempre fiel ao exemplo e intercessão dos fundadores”

O Ministro Geral, Frei Amarildo Cupertino Pereira conta que: “Hoje, queremos renovar com entusiasmo e vigor, o desejo de viver o Evangelho, destacando missão primordial de nossa congregação, de estar a serviço da igreja naquilo que ela nos pedir”.

Frei Osni Dombroski afirma: “o sentimento nosso é de gratidão a igreja, por nos permitir estar a seu serviço nos vários campos de Missão”.

Frei Dimas Solda destaca: “percebo que o meu trabalho como professor de bíblia na Faculdade Católica de Mato Grosso, como uma expressão diferenciada da missão confiada a mim pela congregação”.

Também os leigos franciscanos expressam sua gratidão aos frades. O casal Fernando e Rejane Gaspar ressaltam: “Participando desta família franciscana, nos deparamos com experiências únicas: no asilo, com enfermos acamados, com idosos, junto aos catadores e trabalhadores com reciclagem, na sopa para os moradores de rua, no contato com dependentes de álcool e drogas. Com os FMM estamos dando passos em direção ao próximo”

Publicações recentes

Live: Campanha Faça Bonito

O QUE A IGREJA TEM A VER COM O SISTEMA DE GARANTIAS DE DIREITOS ÀS CRIANÇAS VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIAS? A pergunta de Lucas