No último domingo, 04/02, a Presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro e o 1º Vice-Presidente, Frei Clézio Menezes, membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil, concluíram, em Roma, na Itália, os preparativos para o Jubileu de 2025. O encontro teve início em 1º de fevereiro e contou com a participação de mais de 300 representantes da Vida Consagrada de 60 países que se preparam para o Ano Santo de 2025.
Os consagrados do Brasil serão responsáveis por organizar um percurso celebrativo do Jubileu Nacional dos Consagrados, marcado para o mesmo dia, coincidindo com o Dia Mundial da Vida Consagrada. Com o tema “Peregrinos da esperança, no caminho da paz”, o Jubileu da Vida Consagrada está agendado para os dias 8 e 9 de outubro do próximo ano, na cidade de Roma. Entre os representantes do Brasil, também estiveram presentes Moema Rodrigues Muricy, presidente da Conferência dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) e a Maria Augusta de Oliveira, representante da Ordo Virginum (Ordem das Virgens Consagradas).
A próxima fase envolve a celebração do Jubileu nos respectivos países, programada para 2 de fevereiro de 2025. A preparação para esse importante evento começou em 2023, por meio de reuniões on-line entre representantes das diferentes formas de Vida Consagrada e reuniões da Comissão criada para organizar a agenda e os preparativos para os dias do Jubileu.
O jubileu é um evento de grande significado espiritual, social e eclesial, um momento importante em que o povo pede para experimentar o perdão e a misericórdia de Deus. Ao longo da história da Igreja, os jubileus foram marcos importantes em sua jornada eclesial. Consagradas e consagrados também são chamados a ser testemunhas e profetas da esperança e da paz, particularmente por ocasião do próximo Jubileu.
Respondendo ao apelo do Papa Francisco de criar, através do caminho jubilar, um clima de esperança e confiança como sinal de renascimento que toda a humanidade precisa, a vida consagrada quer refletir sobre a grande necessidade de paz, uma urgência do nosso tempo.