CELAM: além da dor e da pobreza, 2020 também ficará na história pelos grandes atos de caridade

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Mensagem de dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo e Presidente do CELAM, no início do Ano Novo.
 
Família Latino-americana.

“Estamos terminando um ano que a história recordará como um período marcado pela crise sanitária global como resultado do coronavírus – Covid-19, e também a nossa região não foi alheia a esta dura realidade”, afirma dom Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo e Presidente do CELAM, no início de sua mensagem para o Ano Novo. Em solidariedade àqueles que estão passando pelos rigores da pandemia, ele enfatiza, “perdemos muitos de nossos irmãos; o número de contagiados continua a aumentar; milhares de pessoas perderam seus empregos e, com isso, a pobreza se tornou desastrosa”. Em geral, 2020 foi um ano difícil, com muito sofrimento”.

Apesar da morte, da dor, da doença e da pobreza, o ano que terminou também ficará na história pelos “grandes atos de humanismo e caridade cristã”, disse dom Cabrejos, destacando valores e sentimentos que surgiram durante a crise: “grandes gestos de solidariedade, generosidade, vocação ao serviço, dedicação ao heroísmo, atos com os quais se pode escrever belas histórias de amor autêntico ao próximo”.

A proximidade com os pobres mostrou “o rosto de uma Igreja samaritana, que acolhe e cura o irmão caído na rua”. Isto é testemunhado por todas aquelas iniciativas que representam uma luz de esperança para os mais necessitados do continente, como as lideradas pela Cáritas e pelas Conferências Episcopais, que dom Cabrejos agradece por seu empenho em enfrentar os desafios, colocando em primeiro lugar os mais vulneráveis e descartados pela sociedade: “juntos conseguimos salvar muitas vidas e dar comida e saúde aos mais pobres”.

A pandemia também evidenciou os grandes problemas enfrentados pela região da América Latina e do Caribe, “tais como graves injustiças e desigualdades sociais, a fragilidade de nossos sistemas políticos com a luta necessária e aberta contra a corrupção e a destruição de nosso meio ambiente”. Nas palavras do Presidente do CELAM, “estas são tarefas e desafios que não podemos nos dar ao luxo de negligenciar” no novo ano que está começando.

A mensagem finalmente aponta as tarefas prioritárias para 2021: “devemos ajudar e cuidar da vida de milhares de nossos irmãos e irmãs, fortalecendo o sistema de saúde para enfrentar com sucesso a pandemia do coronavírus e encontrar uma solução para a crise econômica que tem empobrecido milhares de famílias”. Dom Cabrejos conclui: não há dúvida de que “a esperança de acesso à vacina para todos é uma necessidade urgente e uma exigência de todos os setores da sociedade”.

Fonte: Agência Fides

Publicações recentes