Bispos América Latina: “Estamos com vocês. Somos todos Haiti!

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Estamos com vocês, somos todos Haiti!”: com este forte grito de encorajamento, a Igreja da América Latina e do Caribe expressa sua proximidade e solidariedade para com o Haiti, atingida no sábado (14 de agosto) por dois fortes terremotos, respectivamente de magnitude 7,2 e 6,6, na escala Richter.

No momento (15), o balanço é de mais de 300 mortos e cerca de 2.000 feridos, mas os números estão crescendo a cada hora. Em uma mensagem o CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), CLAR (Confederação Latino-americana de Religiosos), ICE (Confederação de Educação Católica Intra-Americana), CLAMOR (Rede Eclesial para Migrantes, Deslocados e Refugiados) e a Cáritas Continental lançaram um apelo para “apoiar o Haiti nesta hora de incerteza e dor” que se soma à “prolongada e complexa crise social, econômica e política que o país está vivendo”.

Alto preço
Além de pagar o alto preço de um terremoto devastador que atingiu o território em 2010, a vida da população haitiana há muito tempo tem sido marcada pela violência, impunidade, corrupção das forças da ordem e pobreza extrema. Um jugo muito pesado ao qual se somou recentemente a pandemia da Covid-19, com mais de 20.000 casos de contágios e mais de 570 mortes até o momento, bem como o assassinato do presidente Jovenel Moise, que foi morto na noite entre 6 e 7 de julho por um grupo de homens armados que invadiram sua casa. Expressando, portanto, “afeto e comunhão para com o povo de Deus haitiano”, a Igreja latino-americana enfatiza, em particular, o compromisso dos missionários presentes no país em favor dos “mais necessitados e vulneráveis” que “vivem uma dura realidade nesta hora de incerteza e aflição”.

Daí o forte apelo à solidariedade: “Queremos unir forças para acompanhá-los e ajudá-los”, lê-se na mensagem, “fazendo nossa a situação deles neste momento de emergência, a fim de desenvolver ações pastorais conjuntas destinadas a reconstruir o tecido social, realizar ações humanitárias para o cuidado da vida e apoiar a missão evangelizadora da Igreja do Haiti”. É “um gesto eclesial de solidariedade que pretende ser uma expressão de comunhão e caridade em chave sinodal”, afirmam os signatários da nota conjunta.

Terremoto no Haiti
“Unirem-se a esta causa pelo Haiti”
O mesmo apelo é dirigido às nações da América Latina e do Caribe, assim como a outras instituições e órgãos em todo o mundo, para “unirem-se a esta causa pelo Haiti”, pensando “não apenas como países individuais, mas também como uma única família humana”. Finalmente, invocando a intercessão da Virgem de Guadalupe, Padroeira do continente americano, os signatários da mensagem pedem ao Senhor para apoiar a ilha haitiana “na fé, na esperança e na caridade”. “Estamos com vocês, somos todos haitianos”, conclui a nota conjunta.

 

Publicações recentes