Assista a Ciranda da Comunicação sobre a Auditoria da Dívida, responda à pergunta e tenha os contatos

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Se você não assistiu a live do dia 24 de setembro, vale a pena ver; acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=ubKmSdNbLgU

Tema: Escutar Jesus Cristo encarnado na realidade do continente, nos pobres, excluídos. Descartados, invisíveis (Desafio 7 da Assembleia Eclesial )

PERGUNTA PARA OS PARTICIPANTES INSCRITOS

O Brasil é um dos países mais abundantes do planeta, com riquezas naturais, financeiras, humanas, culturais e imenso potencial sob todos os aspectos. Diante disso, por que a escassez está presente na vida da maioria da maioria das pessoas?  Qual a responsabilidade do modelo econômico estruturado em eixos (Sistema da Dívida; política monetária do Banco Central; modelo tributário regressivo; modelo de mineração e agronegócio irresponsáveis para com o ambiente) que concentram a renda nas mãos de poucos privilegiados localizados nos bancos e grandes corporações?

Reflita sobre a necessidade de sair dessa inaceitável escassez que atinge principalmente os pobres, excluídos, descartados e invisíveis, mas afeta a toda a população que sofre com essa situação, e marque a alternativa que melhor representa uma mudança na direção de um outro modelo econômico:

a)Enfrentar o Sistema da Dívida, iniciando pela realização da auditoria da dívida pública, com participação social, a fim de eliminar os desvios, ilegalidades e ilegitimidades.

b)Investigar o Banco Central, exigir a limitação dos juros e modificar os demais instrumentos de política monetária para que atuem em favor da economia brasileira e não somente favorecendo os bancos.

c)Modificar o modelo tributário para que ele se torne um veículo de justiça fiscal e tributária, promovendo distribuição de renda e viabilizando o correto financiamento do Estado.

d)Revisão completa do modelo de exploração mineral predatória e grande agronegócio voltado para exportação, para que essas atividades atuem de forma respeitosa para com o ambiente e economia solidária.

e)Todas as alternativas anteriores

……………………………

A resposta pode ser enviada para

comunicação@crbnacional.org.br

Currículo:  Maria Lúcia Fattorelli

Maria Lucia Fattorelli – Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida desde 2000 <www.auditoriacidada.org.br>. Membro titular da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Graduada em Administração (UFMG) e Ciências Contábeis (FMS), especialização em Administração Tributária (FGV/EAESP), foi auditora Ministério da Fazenda, aposentada desde 2010. Atuou como membro da Comissão de Auditoria da Dívida do Equador criada pelo presidente Rafael Correa (2007/2008) e da Comissão de Auditoria da Dívida  da Grécia criada pelo Parlamento Helênico (2015). Assessorou a CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados do Brasil (2009/2010), e a CPI da PBH Ativos S/A da Câmara Municipal de Belo Horizonte, que investigou o esquema da Securitização de Créditos Públicos (2017). Membro temporário do Expert Group da UNCTAD/ONU – Bruxelas (2009), New York (2011). Vários livros e artigos publicados no Brasil e exterior.

Contatos

Maria Lúcia Fattorelli, CBJP, Brasília

marialuciafattorelli@gmail.com

contato@auditoriacidada.org.br

(61) 8187-1477 / 

E SITE:

https://auditoriacidada.org.br

 

 

Publicações recentes