“As cataratas nos impedem de ver as coisa novas que estão surgindo”, garante biblista

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 13.07.2016 | A 24ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil, que acontece em Brasília, de 11 a 15 de julho tem suas reflexões inspiradas no livro do profeta Isaías, 43, 19 ” Eis que eu estou fazendo uma coisa nova. Ela já esta brotando e vocês não enxergam?”

O biblista e missionário da Congregação do Verbo Divino, padre Thomaz Hughes aprofundou o tema com os consagrados para o contexto atual da Vida Religiosa Consagrada.

Fundamentado no livro do profeta e atualizando-o para os dias atuais, Hughges fez um paralelismo com as crises do povo de Deus, mostrando que estas, inclusive as Jesus de Nazará e das primeiras comunidades se tornaram oportunidades de crescimento e de renovação para quem tivesse um olhar de fé.

Para Hughes, as crises pelas quais a Vida Religiosa está passando é semelhante e paralela à crise do exílio em Babilônia, quando as estruturas que pareciam essenciais foram desmascaradas pela história com fundamentos humanos e conjunturais. Daí o povo teve que descobrir que Deus trabalhava em novas situações, com novas respostas.

“A ideia da colocação foi desafiar o nosso olhar da fé para que vejamos que a crise atual não é motivo de pessimismo, mas de otimismo, não a morte de um projeto mas um renascimento, não motivo de tristeza, mas de alegria para quem conseguir descobrir a ação do Espírito Santo na nova situação”, afirmou.

E a coisa nova, segundo Thomaz não significa voltar às coisas velhas e simplesmente retocá-las. É Deus que recria sempre de novo para novas respostas e novas situações. O projeto é de Deus e cabe a nós tirarmos as cataratas espirituais para que vejamos o Espírito movendo-se nesta nova situação.

Otimismo e não pessimismo, porque crise é oportunidade.

Publicações recentes