Arquidiocese de São Paulo faz memória da Beata Assunta Marchetti no dia 1º

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No dia 1º de julho, a Arquidiocese de São Paulo celebrará pela primeira vez a memória litúrgica da Bem-aventurada Assunta Marchetti, que foi beatificada em 25 de outubro de 2015.

A celebração solene presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, acontecerá na Paróquia São Carlos Borromeu, na Vila Prudente, Região Episcopal Belém, onde a religiosa italiana viveu cerca de 30 anos. Madre Assunta é co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu (Scalabrinianas).

A missa também marcará o início das comemorações dos 50 anos da Paróquia.

História
Assunta Marchetti nasceu em Lombrici – Camaiore, Itália, em 15/8/1871 e faleceu em São Paulo junto aos órfãos do Orfanato Cristóvão Colombo (atualmente chamado Associação Educadora e Beneficente Casa Madre Assunta Marchetti), no dia 1/7/1948, no bairro de Vila Prudente.

A religiosa chegou ao Brasil com suas companheiras em 27/10/1895 e teve uma vida de Fé, esperança e caridade radical. Amou intensamente o próximo e especialmente, as suas irmãs de Congregação, dedicando-se de modo preferencial aos migrantes, aos órfãos, aos doentes, aos sofredores e aos pobres que precisavam de ajuda.

Em 25 de outubro de 2014, Madre Assunta foi beatificada na Catedral da Sé – SP, em missa presidida pelo Cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.  O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, enviado do Papa Francisco foi o presidente do rito de Beatificação da religiosa. Também participaram da celebração peregrinos de várias cidades brasileiras e delegações da Itália, Estados Unidos, Filipinas e diversos países da América Latina, onde atuam as missionárias Scalabrinianas.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Publicações recentes