A Vida Religiosa Consagrada permanece comprometida com a causa dos pequenos, com uma vida de itinerância e profecia no CERNE 123

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Durante as duas últimas semanas (27/02 a 11/03) do CERNE 123, foram realizadas diversas atividades, incluindo palestras e dinâmicas com a Irmã Áurea, religiosa da Congregação do Bom Pastor e o Frei Edalan, da Ordem dos Mercedários, sobre “O lugar da Vida Religiosa Consagrada no mundo, numa perspectiva da SINODALIDADE” e “Centralidade de nosso discipulado na pessoa de Jesus de Nazaré e o seguimento de Jesus no caminho de Maria”, respectivamente.

Uma das atividades da última semana foi a partilha da missão e onde e como cada membro do encontro atua. Ao todo foram 34 apresentações, incluindo os assessores da CRB para formação continuada, Irmã Zirlaide Barreto Mendonça e Frei Vanildo Luiz Zugno e durante essa exposição, houve um momento de videoconferência para conhecer os membros da CRB Nacional e do Regional Nordeste I.

Boa parte da semana foi dinamizada pelo Frei Vanildo, que trabalhou o tema da CONSAGRAÇÃO, refletindo sobre cada um dos votos. Ele partiu da diferença entre o tipo de sacerdócio apresentado em Lev. 21 e a Carta aos Hebreus 5. Na reflexão sobre os votos, Frei Vanildo levou o grupo a pensar no momento atual, considerando os aspectos antropológicos, sociais, econômicos, eclesiais e ecológicos, reflexões sobre os votos de castidade, pobreza e obediência.
Ainda, nesta última semana, os grupos de vivência encerraram seu tempo de acompanhamento com os orientadores espirituais e aproveitaram para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Nesses últimos dias, o CERNE 123 teve a satisfação de receber diversas visitas, como a do Núcleo da CRB de Campina Grande/PB – Irmãs Ozanira e Nilza, Irmãs Franciscanas de Dilingen e a visita do Regional II – Nordeste, Irmã Analice, da Congregação da Sagrada Família e Irmã Solange, da Congregação das Franciscanas do Bom Conselho. Além de receber a visita dos Bispos do Regional II – Nordeste, que estavam em reunião no Convento Ipuarana.
O Centro de Renovação Espiritual é um encontro que promove a integração e amadurecimento de religiosos e religiosas através da partilha, oração, reflexão e avaliação pessoal e comunitária.

Composto por 32 participantes de diferentes estados do Brasil e outros países, o CERNE 123 é acompanhado pelos assessores da CRB para Formação Continuada e tem como objetivo do revigorar a vida, a consagração e a missão dos religiosos e religiosas para que, livres, criativos e felizes, abracem a missão no discipulado de Jesus.

Publicações recentes