A Igreja no Brasil, com o Papa, pelo Pacto Educativo Global

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
 
No próximo dia 31 de janeiro de 2020 será realizado o lançamento nacional do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global” organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Cidade do Vaticano

“Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira”. Com esse provérbio africano, o Papa Francisco reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas maduras, com responsabilidade na construção do bem comum, e evoca uma ampla aliança pela educação envolvendo toda sociedade.

Para atender a esse chamado, no próximo dia 31 de janeiro de 2020, às 15h, no auditório dom Helder Câmara, em Brasília (DF), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e outros organismos realizam o lançamento nacional do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”.

Lançamento nacional

No lançamento, será apresentado o Pacto Educativo Global, a ser celebrado no Vaticano, pelo Papa Francisco, em 14 de maio de 2020. O convite foi lançado pelo Santo Padre, no dia 12 de setembro de 2019, com o objetivo de “Reconstruir o pacto educativo global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum. A liderança do Papa nesse processo já havia sido apontada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, quando a instituição indicou que a humanidade carece de “uma autoridade moral” capaz de liderar uma aliança mundial pela educação, como o Papa Francisco.

No evento realizado na CNBB, o Grupo de Trabalho apresentará para toda a Igreja no Brasil uma proposta de caminho de vivência, partilha de experiências em preparação à celebração do “Pacto Educativo Global” e um itinerário pós 14 de maio. O projeto prevê uma série de atividades, como um Seminário Nacional de Educação, sensibilização sobre o Pacto Educativo na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril deste ano, e uma plataforma online para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si’.

Participantes

Participarão do lançamento, o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino; o vice-presidente da ANEC, irmã Adair Aparecida Sberga; a presidente nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira; o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), professor Deivid Lorenzo de Carvalho, coordenador do Curso de Direito da Universidade Católica de Salvador (BA); e a presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação e relatora da PEC 15/2015, deputada Maria Auxiliadora Seabra Rezende.

PDF A Igreja do Brasil no Pacto Educativo Global

fonte:  Vatican News

Publicações recentes