A Espiritualidade do Sínodo foi conduzida pelas Conferências dos Religiosos dos Países que compõem o Cone Sul

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Espiritualidade do Sínodo nesta etapa continental foi coordenada pela Conferência dos Religiosos do Brasil e conduzida de forma sinodal pelas Conferências dos Religiosos dos Países que compõem o Cone Sul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile, além da contribuição efetiva do Presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, Padre André Luís do Vale.

Durante o evento, a espiritualidade esteve baseada no livro do profeta de Isaías cap. 53: “Alarga o espaço da tua tenda” e dinamizada por cada país através de elementos da tenda que iluminaram o caminho espiritual de cada dia.

No primeiro dia (06), a CRB Nacional dinamizou o dia e trouxe elementos para ilustrar o tema principal. No segundo dia (07), o Chile aprofundou o tema, abordando a importância de “estender os toldos”. O terceiro dia (08) ficou a cargo do Uruguai, que trabalhou a temática de “estender as cordas”. No quarto dia (09), a Argentina reforçou as estacas da tenda, enquanto o último dia (10) será conduzido pelo Paraguai, que celebrará o encontro.

Com a simbologia única de cada país, a espiritualidade é capaz de trazer à tona a riqueza da diversidade cultural e das expressões próprias de cada um. Em terras brasileiras, o Sínodo foi marcado pelo hino composto pelo Frade Mercedário Pablo Ordoñe e o leigo Emiliano Puma (Argentino) e tradução do Fr. Demerval Reis, que permeou toda a assembleia.

O hino tinha como tema principal “Alarga tua tenda”, destacando a importância de estender os espaços para que todos encontrem um lugar. Com um estribilho que invocava o Espírito, a música convidava os participantes a esticar as cordas e os braços para reconstruir a unidade e curar as feridas da humanidade.

Com um tom festivo e reflexivo, foi entoado pelos participantes como uma prece ao longo dos dias do evento. A melodia contagiante e a letra impactante tocaram o coração de todos os presentes, fortalecendo a união e a comunhão, uma proposta sinodal.

A música é capaz de unir as pessoas de diferentes origens e culturas em um só coração. O hino do Sínodo desta etapa no Brasil é um exemplo disso, pois através dele, foi possível celebrar a diversidade cultural e a espiritualidade em um ambiente de união e harmonia. A proposta é continuar estendendo as tendas e abrindo os corações para acolher uns aos outros.

Escute a música e confira a letra em Espanhol:

Letra da música: Ensancha tu tienda – Espanhol

 

Escute a música e confira a letra em Português:

Letra da música: Alarga a Tua Tenda – Português

GALERIA DE FOTOS

Equipe de Espiritualidade do Sínodo
« de 15 »

Publicações recentes