Presidente da CRB Nacional participa de reunião da Junta Diretiva da CLAR

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Irmã Maria do Disterro Rocha, e a secretária Irmã Márcia Filipe participaram da Junta Diretiva da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas e do Encontro de Secretárias e Secretários das Conferências Nacionais de Vida Religiosa da América Latina e do Caribe. As atividades foram realizadas entre os dias 20 e 23 de março de 2026, em Santo Domingo, na República Dominicana.

O encontro reuniu representantes da Vida Religiosa da América Latina e do Caribe para tratar de pautas relacionadas à sinodalidade e à missão. Durante os dias de trabalho, foram apresentados e aprovados o informe da presidência, o relatório do secretariado geral da CLAR, o informe econômico e a mensagem final. As decisões foram construídas com a participação dos membros da Junta e das representações das conferências da Latino-Americana e Caribe.

A programação incluiu espaços de escuta e partilha entre os participantes. As conferências apresentaram prioridades para o desenvolvimento das ações, com destaque para a organização de processos formativos, a articulação entre países e a condução de iniciativas ligadas à sinodalidade.

No terceiro dia, os participantes retomaram a trajetória da CLAR ao longo de seus 67 anos e refletiram, à luz da liturgia do tempo da Quaresma, sobre o chamado a “nascer de novo”, em sintonia com o horizonte inspirador trienal da CLAR.

O encontro foi encerrado com a aprovação dos documentos e com atividades de convivência com a Vida Religiosa da República Dominicana.

Além da participação na Junta Diretiva, a CRB Nacional também esteve representada por outros membros do Brasil: Irmão Edgar Nicodem, Irmã Helena Morra e Frei Jhon Londerry.

Publicações recentes