Coordenadoras/es e Assessoras/es Regionais se reuniram com a presidente da CRB Nacional para seguimento das próximas ações da CRB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No dia 27 de maio de 2020, os Coordenadoras/es e Assessoras/es Regionais se reuniram com a presidente Ir. Maria Inês Ribeiro, mad, para tratar dos próximos passos da Conferência dos Religiosos do Brasil e da continuação dos trabalhos “em casa” pela segurança e integridade de todos os religiosos e colaboradores.  

A reunião também tratou das seguintes pautas: 

  • Adiar todos os compromissos presenciais neste ano de 2020, em nível nacional. Assim sendo, estão adiados para 2021, com datas a confirmar, as atividades; o III SEMINÁRIO NACIONAL PARA A VRC, PROFOLIDER, CERNE 122, CURSO DE COMUNICAÇÃO PARA AS REGIONAIS, MISSÃO JOVEM NA AMAZÔNIA, III SEMINÁRIO DA INTERCONGREGACIONALIDADE, II ENCONTRO NACIONAL DOS RELIGIOSOS PRESBÍTEROS, ENCONTROS DE FORMAÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DA CRIANÇA, ADOLESCENTES E ADULTOS VULNERÁVEIS E ENCONTROS DE FORMAÇÃO VOCACIONAL EM PARCERIA COM O IPV.
  • Decidimos também, cancelar as Assembleias Formativas das Regionais, porém, motivando, de maneira particular, a SEMANA DA VIDA CONSAGRADA, prevista no nosso Plano de Ação (cf. pág.18.2), para o dias 16 a 22 de agosto de 2020. A Equipe dos Assessores Executivos Nacionais vão preparar o Programa da Semana e após apresentar a Diretoria, divulgaremos por todos os meios.
  • Por outro lado, vemos a necessidade que as Regionais se encontrem e assim pensamos propor um Encontro virtual, ou Live, com as Coordenações Regionais e um membro da Diretoria, aquele/a que já estava indicado para cada Regional, como um momento formativo. Não necessariamente na data prevista para a Assembléia, mas considerando a melhor data e abrindo para as lideranças regionais, como Gerais, Provinciais, Coordenadores de Núcleos. Entrar em contato com o membro da Diretoria indicado para a sua Regional.
  • Em vista do Seminário Nacional para a VRC, previsto para os dias 13 a 16 de maio, em Aparecida, solicitamos que cada Regional convoque uma Reunião (virtual), com os Superiores Maiores (Gerais e Provinciais e outras lideranças) para uma sondagem. Visto que, após a pandemia, a humanidade viverá um impacto nunca visto. Desejamos “ESCUTAR” a VRC, antes de retomar o Seminário Nacional. Vimos, como Diretoria e Equipe Interdisciplinar, que vamos manter a Temática Central, voltada para a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”, cientes que devamos considerar novos enfoques.
  • Sugestão de questões para ajudar na “escuta”: 1. COMO VÊ SUA CONGREGAÇÃO APÓS ESSE TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO A PANDEMIA? 2. O QUE ESPERA DA CRB NESSE MOMENTO? A SEU VER, COMO SERIA O SEMINÁRIO NACIONAL PREVISTO PARA MAIO DE 2020, PÓS SÍNODO DA AMAZÔNIA, ADIADO AGORA PARA 2021??
  • IMPORTANTE: Logo entraremos em contato com TODOS os inscritos para o III Seminário, informando que a inscrição está segura e o valor da mesma aplicado para uso exclusivo no Seminário. Não é possível anunciar a data. Será logo após a Assembléia dos Bispos, Páscoa de 2021, em Aparecida. A data não foi ainda fixada. A Equipe Interdisciplinar elaborará material para enviar aos inscritos e toda a VRC, em preparação ao Seminário. Isto após a “escuta”. Por isso, é importante a colaboração das Regionais.
  • Campanha “A Amazônia precisa de você”. A CRB Nacional está apoiando totalmente essa urgente Campanha, em parceria com as POM e REPAM bem como a CLAR que lançou também a Campanha “Todos pela Amazônia”. Mesmo com todos os esforços de tantos Consagrados/as, Igrejas e organizações, a situação é muito preocupante, particularmente para os mais vulneráveis. Já foram realizados todos os passos e iniciado o atendimento de pequenos e urgentes projetos da Amazônia.
  • No dia 24 de maio, realizamos a Reunião da Coordenação Nacional dos Irmãos, composta por 06(seis) Religiosos Irmãos. Após V Encontro Nacional dos Irmãos, acontecido em outubro de 2019, em Fortaleza, decidiu-se formar esse grupo para a articulação e promoção da vocação do Irmão. Para tal, o referente da Equipe de cada Região entrará em contato com a Regional para ajudar a organizar o cadastro dos Irmãos. Contamos com a acolhida e apoio das coordenações e assessorias regionais.
  • Com as atividades presenciais de formação do SAV suspensas, a CRB decidiu organizar breve CURSO (virtual) já anunciado pelo nosso Setor Juventudes, Novas Gerações e SAV.
  • Finalmente, a Diretoria incentivou que partilhemos “Boas Práticas” deste tempo de isolamento social. Assim, solicitamos que as Regionais ajudem a motivar e enviar a Nacional, para o Setor de Comunicação, pequenos vídeos, de no máximo 2 minutos. Vídeos gravados pelo próprio celular, mantendo-o na horizontal, de maneira segura, sem tremer e cuidando para serem gravados sem ruídos. Por Exemplo, cenas das Comunidades na oração, no trabalho doméstico, em reunião fraterna, trabalhos manuais, dando assistência aos mais pobres, parceira nas iniciativas nesse tempo de pandemia, etc. Vamos “partilhar o bem”.
  • Decidimos ainda que a volta para o trabalho na Sede Nacional dependerá das orientações básicas das autoridades sanitárias. Assim sendo, a Sede Nacional continuará fechada até 30 de junho, quando veremos como está a situação na realidade do Distrito Federal. Permanecemos em “Home Office”. Concluímos que tem sido positivo os trabalhos em casa, sem prejudicar a eficiência nos diversos encaminhamentos. Pedimos que as Sedes Regionais sigam os mesmos critérios.

Publicações recentes