O Papa Francisco nomeou, no dia 15 de janeiro, Subsecretária para o Setor Multilateral da Seção para as Relações com os Estados, a Dra. Francesca Di Giovanni, Oficial da mesma Seção para as Relações com os Estados.

Francesca Di Giovanni é advogada italiana, de 66 anos, é a primeira mulher a ocupar um cargo de gerência nesta Secretaria, que governa o Vaticano e coordena as relações com outros países.

O cargo de Francesca equivale ao de uma chefe de departamento dentro de um ministério de um país.

Acima dela na hierarquia direta da diplomacia Santa Sé estão:

O Papa Francisco;
O secretário de estado, cardeal Pietro Parolin, que é como um primeiro-ministro do Vaticano;
O secretário da seção para relações com os estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, que é como um ministro das Relações Exteriores do Vaticano;
No mesmo nível dela, há outro subsecretário, o Monsenhor Mirosław Wachowski, mas ele é responsável pelo setor da diplomacia bilateral, ou seja, as relações diretas do Vaticano com outros países. Ele também responde diretamente ao arcebispo Gallagher.

A Secretaria de Estado existe para realizar a vontade do Pontífice e nessa estrutura, até agora integrada nos mais altos escalões apenas por sacerdotes, a partir de hoje há uma leiga, uma mulher. Isso nunca havia acontecido.

Fonte: vatican news

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?