Aconteceu, de 29 de abril a 03 de maio de 2019, na Fazenda da Esperança de Guaratinguetá (SP),  o primeiro Seminário Internacional com a orientação da Pontifícia Comissão para a Proteção do Menor na Igreja, com o tema Proteção da criança e do adolescente na Igreja”. 

O evento realizou-se em parceria da Fazenda da da Esperança com a CRB Nacional.

Participaram 320 pessoas das coordenações da Fazenda da Esperança de diversos países e Religiosos/as das 20 Regionais da CRB,  bem como convidados, psicólogos, advogados, juristas e diversos membros da Clínica ADI-TIP, de Belo Horizonte (MG).

O fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, OFM, fez a abertura falando sobre as três palavras que regem a metodologia da Fazenda: PALAVRA de Deus; PERDÃO, como necessidade para cura, e a ESPIRITUALIDADE para dar chance a Deus ser Deus em nossa vida.                                                                   

Os assessores: Pe Hans Zollner, SJ, alemão, presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção do Menor,  que fez suas exposições em Italiano; Maria Clara Jost; Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília; Estevão Duarte e o advogado Dr Hugo Sarubbi (CNBB-CRB).

Trataram sobre o enfrentamento da temática do abuso sexual dentro da Igreja nas últimas décadas, alertando que é preciso mudar esta realidade de abuso, com atitudes capazes de ajudar, evitando delegar para outros (psicólogo, psiquiatra…) esta responsabilidade.

Enfocou-se a importância  de não minimizar este problema entre nós. Sabemos quanta dor isso causa. A decepção é maior quando um homem ou mulher de Deus comete o abuso, porque a base da confiança é ferida.

O seminário lembrou a orientação do Papa Bento,  em 2011, para a elaboração de regimento sobre este tema.  Foram citados documentos que tratam sobre abuso de menores. Recordadas as seguintes linhas orientadoras:

I – Assistência e escuta das vítimas;

II – Cooperação com as autoridades civis: conhecer e seguir as leis da nação onde se encontra.

III – Apoio para todos os clérigos e acusados;

IV – Formação dos futuros sacerdotes e religiosos;

V – Educação de todos os membros da Igreja através de encontros formativos;

Quanto ao enfrentamento da temática do abuso sexual dentro da Igreja nas ultimas décadas, é preciso combinar justiça e misericórdia, levando o criminoso a pagar pelo delito sem querer livrar-se de forma irresponsável do abusador. No caso da criança violentada, é importante fazer o exercício de uma escuta respeitosa, deixando nítido que não há intenção de abafar o caso.

Cada exposição foi acompanhada ou iniciada por testemunhos de pessoas que passaram ou estão na Fazenda  da Esperança.

Falou-se sobre a Abordagem Direta do Inconsciente (ADI-TIP) como parte integrante do acompanhamento na Fazenda da Esperança.

O encerramento do Seminário se deu com a Missa no Santuário da Mãe Aparecida no dia 03 de maio, sexta-feira, às 9h.

Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap.

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?