Salesianos se reúnem em Capítulo para escolher o 10º sucessor de Dom Bosco

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

(ANS – Roma) – Com a peregrinação, nos dias 22-25 de fevereiro, aos Lugares Salesianos, abrem-se os trabalhos para os Capitulares salesianos, chamados a eleger o X Sucessor de Dom Bosco e a orientar o futuro da Congregação no próximo sexênio.

O Capítulo Geral 27 (CG27) dos Salesianos de Dom Bosco realizar-se-á na Casa Geral, de Roma, de 3 de março a 12 de abril de 2014. Terá como tema “Testemunhas da radicalidade evangélica” e aprofundará com especial atenção o lema indicado pelo Reitor-Mor: “Trabalho e temperança”.

Antes do início oficial estão programados alguns dias de preparação humana, salesiana e espiritual, a fim de ajudar os participantes a entrar na atmosfera mais apropriada para o encontro. De sábado,  22 de fevereiro, até 24, os Capitulares estarão empenhados numa peregrinação a Turim e aos Lugares salesianos, como simbólico retorno aos lugares onde tudo começou, e para haurir das fontes do carisma de Dom Bosco. A seguir, de 26 de fevereiro a 2 de março, far-se-ão os Exercícios Espirituais, pregados pelo biblista salesiano P. Juan José Bartolomé.

O Capítulo Geral é um dos eventos mais importantes na vida de uma Congregação religiosa. Na Congregação Salesiana tem a autoridade suprema e, salvo convocações extraordinárias, realiza-se cada seis anos. “É o encontro fraterno no qual os salesianos fazem uma reflexão comunitária, para se manterem fiéis ao Evangelho e ao carisma do Fundador, e sensíveis às necessidades dos tempos e lugares” (C 146).

Do CG27 participam os membros do Conselho Geral, todos os Inspetores e Superiores salesianos e um ou dois representantes – segundo a consistência numérica das comunidades – para cada uma das 90 entre Inspetorias e Visitadorias salesianas de todo o mundo.

Os participantes são ao todo 220, dos quais 207 são Capitulares e treze convidados pelo Reitor-Mor sem direito de voto.

Publicações recentes