Salesianos elegem novo Superior Geral

Por Rosinha Martins| 26.03.14| Os Salesianos, reunidos em Roma para o 27º Capítulo Geral, elegeram na manhã de ontem, terça, 25, o Heitor-Mor da Congregação. Padre Ángel Fernández Artime, até agora Inspetor da Argentina Sul, se torna, como Superior Geral, o 10º sucessor de Dom Bosco,  para  acompanhar os salesianos em missão no mundo.

De acordo com a Agência de Notícias Salesiana de Roma, a eleição ocorreu no primeiro escrutínio, às 10h20min da terça, 25.

Quem é padre Ángel Fernandéz Artime

Padre Ángel Fernández Artime, 53, nasceu em 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco. Fez a primeira profissão em 3 de setembro de 1978, os votos perpétuos em 17 de junho de 1984 e foi ordenado sacerdote aos 4 de julho de 1987. Originário da Inspetoria de Leão, foi Delegado da PJ, Diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor de Leão.

Foi membro da comissão técnica que preparou o Capítulo Geral 26. Em 2009 foi nomeado Inspetor da Argentina Sul, missão assumida até então. Em virtude desse encargo teve também a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

É Laureado em Teologia Pastoral e Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

No dia 23 de dezembro fora nomeado Superior da nova Inspetoria da ‘Espanha Mediterrânea’, dedicada a Maria Auxiliadora, encargo que evidentemente o padre Fernández Artime não poderá mais assumir, devendo agora desempenhar o Ministério de Pai para toda a Família Salesiana.

Posts relacionados

Dehonianos em festa!

honianos Hoje, 12 de agosto, celebramos o falecimento de Padre João Leão Dehon (1843 – 1925), Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de

Leia mais »

O túmulo de um bispo

Aqui foi enterrado um santo profeta, que, até na morte, continua profetizando. Pedro Casaldáliga, “Anjo” da Igreja de São Félix do Araguaia. Santo Súbito! Do

Leia mais »