As Pontifícias Obras Missionárias (POM) divulgaram os conferencistas para o 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que será aberto no dia 9 de julho, às 18h, no Auditório do Museu, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. O cardeal dom Cláudio Hummes é uma das presenças confirmadas.

O Congresso será de 9 a 12 de julho na PUC em Belo Horizonte (MG), com o tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída” e o lema “Ide sem medo para servir”.

Conferências 
Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para Ação Missionária da CNBB, será o primeiro conferencista do evento. Na manhã do dia 10 de julho, dom Esmeraldo Barreto falará sobre “Os desafios da missão para formação do missionário presbítero”.

No mesmo dia, será apresentada a conferência “Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero”, com a presidente do Conselho Nacional de Leigas e Leigos do Brasil (CNLB), Marilza Lopes Schuina.

“As interpelações do papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero”, será o tema da terceira conferência do Congresso, com o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal dom Cláudio Hummes. Já o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti, abordará o tema da quarta conferência “A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero”.

Peregrinação
A programação inclui uma peregrinação dos congressistas ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade (MG), no dia 12 de julho. Durante a caminhada haverá momentos de reflexões, testemunhos e orações. O Congresso encerra com uma missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, seguida do envio dos participantes.

Inscritos
O 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas é promovido pelas POM, com o objetivo de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros, em vista de um autêntico espírito missionário. Cerca de 300 participantes se inscreveram, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.

Como preparação para o evento, a organização elaborou a Cartilha de Preparação com quatro roteiros de reflexão. O material foi distribuído pelos seminaristas do Brasil, para ser estudado neste primeiro semestre do ano. A cartilha segue o texto “Missão e Cooperação Missionária”, elaborado pelo Conselho Missionário Nacional (Comina), para orientar os organismos atuantes na missão. O subsídio encontra-se disponível em PDF.

O Congresso será um momento propício para refletir sobre formação missionária dos futuros presbíteros, partilhar experiências, celebrar as graças recebidas e buscar novos caminhos para aprimorar a formação à luz da Palavra de Deus e das orientações da Igreja. Como fruto imediato, se espera o fortalecimento e a criação de Conselhos Missionários de Seminarista(Comises), experiências missionárias, além de outras iniciativas de formação para uma Igreja ”em saída”.

Para informações acesse 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas ou escreva parauniao@pom.org.br.

Serviço: 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas
Data: de 9 a 12 de julho na PUC Minas – Belo Horizonte
Tema: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída” e o lema “Ide sem medo para servir”.
Contato: (61) 3340 4494 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?