Partilha sobre o Sínodo da Amazônia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Na verdade, não sei explicar como se deu o processo de escolha. Fui convidada a participar. Participar do Sínodo da Amazônia, para mim é uma alegria e também uma responsabilidade muito grande com a igreja da Amazônia, com os povos originários e amazônicos. 

O tempo sinodal, iniciado em outubro de 2017, pelo Papa Francisco é fruto dos inúmeros clamores da igreja na Amazônia, em toda a sua parte continental. No Brasil, desde 1954 que os Bispos da Amazônia discutem e refletem assuntos pertinentes a presença da igreja e os desafios vividos na Amazônia.  Foi o Documento de Santarém, elaborado pelos bispos em 1972 que, a partir das palavras do Papa Paulo VI, trouxe à tona a necessidade de “uma Igreja com rosto amazônico”. Este tempo de sinodalidade é consequência de toda a ação evangelizadora na Amazônia e da sensibilidade pastoral do Papa Francisco.

Este Sínodo da Amazônia, nos ajuda a repensar a nossa ação evangelizadora na Amazônia e caminhar na esperança de construir uma igreja em saída as periferias, aos mais pobres e aos últimos, mas com uma presença que permanece junto ao povo, para isso, é necessário que sejamos uma igreja em permanente processo de conversão e que aprende com os povos originários e amazônicos, o cuidado com a casa comum e com as pessoas.

O chamado para trabalhar o tema do Sínodo: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”, exige de nós uma responsabilidade em construir novos caminhos de evangelização, desde a perspectiva que os povos originários e amazônicos são os interlocutores desde processo evangelizador.

A Amazônia, os povos originários e amazônicos, são colocados no centro da igreja e são visibilizadas as realidades presentes no nosso território, como a exploração e devastação ambiental por madeireiros, garimpeiros, grilagem de terra e outros, o etnocídio e o genocídio dos povos indígenas, a crescente migração e o aumento dos cinturões de pobreza nas periferias das cidades. Podemos mostrar também, a riqueza dos povos originários e amazônicos, com suas culturas, espiritualidades e religiosidades. “Tudo está interligado”, se não cuidamos da casa comum, não teremos possibilidade de vida.

Vou participar do Sínodo da Amazônia, levando uma grande preocupação, que é a situação atual que vivemos hoje na Amazônia, que na verdade é reflexo, do que acontece em todo o mundo, a intensa e desastrosa forma de desenvolvimento, que tira a vida, os direitos e os territórios dos povos originários.

Uma indígena em Puerto Maldonado foi categórica na sua fala quando apresentou ao Papa Francisco, sua grande preocupação com o futuro, “não podemos viver, sem nossas terras”. Esta é a grande ameaça que pesa para os povos originários na Amazônia, a invasão dos territórios, a crescente criminalização das lideranças e a desconstituição da Constituição Federal de 1988, pelo atual governo.

Novos caminhos de evangelização na Amazônia, passa pelo caminho da conversão a uma ecologia integral e pela defesa incondicional da casa comum e dos povos originários e amazônicos.

 

Laura Vicuña Pereira Manso

Catequista Franciscana

Publicações recentes