Papa concede Ano Jubilar Lassalista

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


O Ano Jubilar Lassalista, no Tricentenário da morte do Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, São João Batista de La Salle (1719-2019), tem início em 17 de novembro de 2018, dia da dedicação do Santuário de São João Batista de La Salle, na Casa Geral, em Roma.
Cidade do Vaticano

Na recorrência do Tricentenário da morte de São João Batista de La Salle (1719-2019), Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e “Padroeiro dos educadores cristãos”, o Papa Francisco concedeu o Ano Jubilar Lassalista, durante o qual se pode lucrar a Indulgência Plenária, nas seguintes condições:

a) Aproximar-se com coração contrito ao Sacramento da Reconciliação.
b) Realizar uma peregrinação ao Santuário de São João Batista de La Salle, em Roma, junto à Casa Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs (Via Aurelia, 476) ou a lugares lassalistas (Reims, Paris, Parmenie .. .) ou visitar a um lugar de culto em que há um altar, uma relíquia, uma estátua ou uma efígie de São João Batista de La Salle.
c) Participar, durante a visita dos lugares lassalistas de culto, à Santa Missa, ou fazer oração (Laudes, Vésperas, Via Sacra, Rosário, Adoração ou oração pessoal), concluindo com o “Pai Nosso”, a Profissão de fé (“Credo”) e a Oração a Maria.
d) Rezar segundo as intenções do Papa Francisco, testemunho de comunhão com a Igreja universal.
e) Envolver-se em trabalhos de caridade, em particular no espírito lassalista (ajudar crianças e jovens em dificuldade material, educativa e espiritual …), que expressem a conversão do coração.

O Ano do Jubileu Lassalista tem início em 17 de novembro de 2018, dia da dedicação do Santuário de São João Batista de La Salle, na Casa Geral, em Roma (Via Aurelia, 476) e termina em 31 de dezembro de 2019, no mesmo local.

Breve biografia

São João Batista de la Salle nasceu em Reims, na França, em 30 de abril de 1651. Foi nomeado cônego da Catedral de Reims em 1666. Em 9 de abril de 1678 foi ordenado sacerdote.

Em 1679 encontra Adriano Nyel, um leigo comprometido em instituir escolas populares para meninos pobres. Em 1680 obtém o doutorado em teologia. Em 24 de junho de 1680 inicia a fundação da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Em 1684, La Salle distribui seus bens aos pobres. Em 1702 envia dois Irmãs a Roma para abrir uma escola para os pobres.

Em abril de 1719 vem a falecer em Rouen. Em 19 de fevereiro de 1888 é declarado “Beato” pelo Papa Leão XIII e em 24 de maio de 1900 é proclamado “Santo” pelo Papa Leão XIII. Em 15 de fevereiro de 1950, o Papa Pio XII proclama São João Batista de La Salle “Padroeiro dos educadores”.

Os restos mortais de La Salle foram levados a Roma, na Casa Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs (Via Aurelia, 476).

FONTE: vatican.news

Publicações recentes