PACTO GLOBAL SOBRE OS MIGRANTES E REFUGIADOS

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

 

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs

Na sessão da Câmara de 28 de novembro de 2018, o Ministro do Interior e também vice-primeiro ministo italiano, Matteo Salvini, disse “não” ao “Global Compact for Migration” – pacto da ONU sobre a condição dos migrantes. A chamada “Declaração de New York para os refugiados e migrantes” foi aprovada e assinada por nada menos do que 193 países, numa Assembleia Geral da ONU, em 19 de setembro de 2016. Tratava-se, então, de dois objetivos básicos e complementares: primeiramente, conferir ao fenômeno da mobilidade humana um acordo global e integral, levando em consideração as diversas dimensões da migração; em segundo lugar, consolidar uma maior colaboração internacional a respeito do tema. Está em jogo uma forma de articular de forma positiva os países de origem e destino da migração. No dia 10 de janeiro de 2019, o presidente eleito Jair Bolsonaro fez o mesmo. Ambos seguem de perto as pegadas de intolerância e exclusão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O Misnistro Salvini, porém, não se limitou a recusar o “Global Compact”. Fez a Câmara aprovar, além disso, a redução praticamente a zero do orçamento destinado à acolhida, alojamento e inserção dos imigrantes “irregulares”. Reservou apenas um pequeno percentual para custear as despesas daqueles que quiserem retornar ao local de origem. Desde 1° de dezembro de 2018, os chamados centros de acolhida não recebem mais recursos para o seu trabalho diário, deixando os imigrantes à própria sorte. Diante dessa situação grave e inusitada, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) manifestou abertamente sua preocupação. O receio é de que as demais entidades de ajuda aos imigrantes – tais como Cáritas Internacional, entidades, organizações não governamentais, pastorais sociais, dioceses e paróquias – se vejam sobrecarregadas de trabalho e desprovidas dos recursos adequados para um eventual aumento das atividades. Trata-se, no funfo, de desestimular todo e qualquer tipo de migração.

Uma vez mais, o ministro italiano, seguindo de perto a política racista, xenofóbica e antimigratória do presidente Donald Trump, põe a nu as consequências nefastas e perversas da onda de extrema direita que avança por várias partes do planeta. Repete-se sempre o mesmo refrão: “primeiro os cidadãos dos Estados Unidos” (Trump); “primeiro os italianos” (Salvini). Prevalece com força, e não pouca brutalidade, o nacionalismo populista, o qual estende-se a uma série de outros países, incluindo os que assinaram em 2016 a Declaração supra citada. E isso em flagrante contraste com as respectivas Constituições Nacionais. Estas, de fato e em quase todos os casos, garantem o direito de asilo àqueles que se encontram em situação de perigo comprovado e iminente. Nos dias de hoje, praticamente em todo o mundo é real e concreto o risco de os migrantes, refugiados ou prófogos retornarem ao país de origem. A pobreza, a miséria e a fome, de um lado, a violência, os conflitos e a guerra, de outro, os puseram em fuga. Voltar atrás significa literalmente expor-se à perseguição aberta, à prisão e até mesmo à morte. Mas sobretudo expor a própria família e parentes a uma hostilidade e discriminação permanentes.

O abismo entre o pico e a base da pirâmide social torna-se cada vez mais estridente, notório e escandaloso. Enquanto a política econômica de produção, comercialização e consumo global concentra simultaneamente a renda e a riqueza, ao mesmo tempo agrava a exlusão social. Tal assimetria provoca não somente desemprego, subemprego e condições precárias em determinados países, mas sobretudo fluxos de migrantes cada vez mais numerosos, diversificados e complexos. A contradição é patente a olho nu: basta constatar a pressão de milhares e milhões de pessoas sobre as fronteiras que dividem dois ou mais países. Semelhante pressão tende a crescer na proporção exata em que diminui a possibilidade de uma migração “legal”. Ou seja, o aumento das disparidades socioeconômicas, acrescido da política de rechaço ao direito de migrar, aumenta ainda mais a visibilidade do fenômeno migratório.

Mais que isso: exige uma tomada de posição em nível mundial. Como vimos acima, porém, o “Global Compact” vem sendo sistematica e crescentemente ignorado. Igualmete esquecido vem sendo o acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, visando a preservação do meio ambiente e a busca de uma economia sustentável. O tratato foi assinado por 175 países em abril de 2016, e ratificado em New York, na Assembleia Geral das Nações Unidas. As distorsões do sistema econômico, combinadas à indiferença quanto ao aquecimento global, conduzem cada vez mais pessoas e famílias a uma fuga desesperada. Isso significa que ambas as problemáticas devem ser enfrentados conjuntamente. Combater as discrepâncias socioeconômicas e frear a devastação dos recursos naturais são duas faces da mesma moeda. Uma e outra, além disso, deverão contribuir não somente para a garantia do direito de ir e vir, mas também para o respeito ao direito de permanecer na própria pátria com justiça e dignidade, como verdadeiros cidadãos.

 

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs – São Paulo, 11 de janeiro de 2019

Publicações recentes