“Uma viagem longa, complexa, mas muito bonita”: o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, apresentou, na manhã desta terça-feira, a 10ª Viagem Apostólica Internacional do papa Francisco, viagem esta que o levará a Cuba e EUA, e na qual visitará também a sede das Nações Unidas. O Pontífice estará em viagem de 19 a 28 de setembro. Foram apresentados os principais momentos da visita.

Atendo-se à primeira etapa da viagem, Cuba, o religioso jesuíta recordou São João Paulo II e Bento XVI, os outros dois Pontífices que visitaram a Ilha caribenha. Havana, Holguín e Santiago de Cuba serão as cidades visitadas pelo Santo Padre.

Destaque para a missa na Praça da Revolução José Martí, durante a qual o Pontífice dará a Comunhão a cinco crianças, como sinal de esperança e crescimento para a Igreja cubana. Embora não conste no programa, não se exclui um possível encontro do papa com o líder máximo, o ancião Fidel Castro.

Outros momentos que merecem destaque: o encontro com os jovens na capital; depois, em Santiago, a visita devocional à Virgem da Caridade do Cobre, no centenário da proclamação da Virgem como padroeira da Ilha e, por fim, a saudação às famílias.

Deixada Cuba, o papa Francisco se transferirá a Washington, onde será acolhido pelo Presidente estadunidense Barack Obama e por demais autoridades civis e religiosas. A cerimônia oficial de boas-vindas terá lugar no dia sucessivo, 23 de setembro, na Casa Branca.

Na capital norte-americana, o Papa canonizará o Beato Junípero Serra, espanhol franciscano, grande evangelizador do continente americano no Séc. XVIII. No dia seguinte, Francisco será o primeiro Pontífice a entrar no Congresso dos EUA, onde falará aos deputados.

Outro momento marcante será a visita à sede das Nações Unidas, em Nova York, na qual o papa Francisco fará um aguardado discurso. Depois, a visita a Ground Zero, lugar do memorial dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Por fim, a cidade de Filadélfia acolherá o Papa Francisco no VIII Encontro Mundial das Famílias. Em todas as três cidades estadunidenses o Santo Padre dará particular atenção aos pobres, aos detentos e às iniciativas de caridade e beneficência.

Ao todo, o papa fará 26 discursos: 8 em Cuba e 18 nos EUA. Deixando o solo estadunidense no dia 27 de setembro, o voo que o traz de volta ao Vaticano chegará a Roma dia 28.

Fonte: Rádio Vaticano

 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?