Mensagem da CLAR sobre o furacão Dorian em Bogotá

 

 

 

Deixemo-nos sensibilizar!

 

Confederação Latinoamericana dos Religiosos – CLAR

 

Façam tudo o que ele disser. A hora chegou!

Bogotá, D.C. 11 de setembro de 2019

Depois de uma semana da passagem do furacão Dorian pelas Bahamas e ilhas Ábaco, milhares de pessoas esperam ainda para serem retiradas dos lugares destruídos. Outras tantas, no meio do caos e da dor que separou muitas famílias, se despedem de seus ente queridos, muitos, porém, sem reconhecer seus corpos ou encontrá-los.

A Vida Religiosa Consagrada da América Latina e Caribe levanta a voz mais uma vez para dizer: Deixemo-nos sensibilizar! Que esta paisagem devastadora não nos torne indiferentes, como se tudo fosse natural. Sejamos portadores/as, de uma crescente sensibilidade diante do cuidado da natureza e do meio ambiente, fazendo crescer uma sincera e dolorosa preocupação pelo que está acontecendo com a nossa irmã e mãe Terra e por todos seus habitantes.

Com todos eles, somos solidários/as, com nossa proximidade afetiva e efetiva diante desta tragédia. Clamamos por gestos concretos que ajudem, desde nossas possibilidades, a sermos solidários porque somos parte de um mesmo corpo. São Paulo nos recorda: Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele (1Cor 12,26).

Imploramos ao Deus da vida que os governantes dos povos se sensibilizem diante da atual situação e que a “grandeza política mostra-se quando, em momentos difíceis, se trabalha com base em grandes princípios e pensando no bem comum a longo prazo”. (Francisco, LS, 178).

Em união estreita e especial com a Conferência dos Religiosos e Religiosas das Antilhas, acompanhamos a todos e todas com nossa fraterna e sororal proximidade. Que Maria de Caná, renove a esperança no Vinho Bom e Novo, que neste momento parece faltar em meio a tantas dores; que ele chegue com renovado sabor de vida para todos os habitantes das Bahamas.

 

Ir. Glória Liliana Franco Echeverri, ODN

Presidente da CLAR

 

Irmã Daniela A. Cannavina, HCMR

Secretária Geral da CLAR.

 

Posts relacionados

Dehonianos em festa!

honianos Hoje, 12 de agosto, celebramos o falecimento de Padre João Leão Dehon (1843 – 1925), Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de

Leia mais »

O túmulo de um bispo

Aqui foi enterrado um santo profeta, que, até na morte, continua profetizando. Pedro Casaldáliga, “Anjo” da Igreja de São Félix do Araguaia. Santo Súbito! Do

Leia mais »