“Que alegria é partilhar o pão da vida, na Eucaristia nossos laços se refazem”             

                  {mp3remote}http://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/hinocrb60anos.mp3{/mp3remote}

                                    Entrevista com

                                                                          Tállison Ferreira

Por Rosinha Martins| 24.09.14| Tállison Ferreira da Silva é o seu nome. Jovem religioso, há 8 anos consagrado ao Senhor,natural de Assu-RN. Nas veias, corre o sangue permeado pelo dom da música, herdado do pai e parentes.  Mas a função do Tállison não é só cantar. Ele se dedica, na CRB de Recife,  na  luta contra o Tráfico de Pessoas junto a outros religiosos. 25 anos, apenas, com uma vida carregada de dons, amor e doação no serviço ao Reino de Deus. Em vista dos 60 anos da CRB, Tállison foi o compositor de uma canção que toca no horizonte bíblico que tem animado a caminhada da CRB: “Os discípulos de Emaús.

Conversemos um pouco com Tállison para conhecermos um pouco mais da sua trajetória.

 Qual seu nome completo?

Tállison: Tállison Ferreira da Silva.

2. Qual seu lugar de origem?

Tállison: Sou natural da cidade de Assu, distante da Capital – Natal – 209 kilometros, no Estado do Rio Grande do Norte/RN.

3. Há quanto tempo está na  Vida Religiosa?

Tállison: Tenho 8 de Vida Religiosa e 4 anos de Consagrado, portanto, sou Irmão Juniorista.

4. Qual a sua congregação?

Tállison: Pertenço a Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant’Ana, uma associação de origem Italiana.  Esta Associação q ainda não é uma Congregação, embora esteja no seu processo de institucionalização. Existem as Irmãs Filhas de Sant’Ana, desde do século XVIII, mas o ramo masculino surgiu em um dos Capítulos Gerais das Irmãs em Roma, no ano de 1993, onde temos a nossa sede.  Existimos  há 21 anos no seio da Igreja. Temos o padre Valdo Feitosa como Responsável Maior, porém, até nos tornarmos Congregação – Instituto, quem responde de forma direta diante da Igreja é a Madre das Filhas de Sant’Ana, Irmã Maria Luiza Pandrina.

5. Qual é o carisma da Associação?

Tállison – Temos como Carisma a identificação com Cristo crucificado no mistério de sua pobreza e vivemos isto a partir da nossa Espiritualidade: Espirito de Família, Doação Paterna e Pobreza de Coração. Estamos presentes nos seguintes países: Brasil, Peru, Bolivia, Italia, Quênia e Filipinas.  Ao todo, somos mais de 90 membros em todo o mundo. No Brasil, porém, entre formandos e Irmãos, somos 32. Eu sou juniorista do quarto ano. A gente pode renovar os votos até no mínimo 3 vezes e no máximo, 5 vezes, antes de fazer os votos perpétuos.

Atualmente resido na Comunidade de inserção presente no território paroquial de São Sebastião no Bairro do Alecrim em Natal/RN.

6. O que te motivou escrever um hino dos 60 anos?

Tállison: Antes de tudo, o carinho que tenho pela Vida Consagrada Religiosa, a própria alegria contagiante da festa dos 60 anos da Conferencia dos Religiosos do Brasil, a CRB em si e depois pelo entusiasmo do convite feito pela Irmã Maria Elizete Bezerra – pertencente a Congregação Servas do Coração Imaculado de Maria – coordenadora   do Núcleo da CRB – Natal.

7. Em que se baseou para escrever o hino?

Tállison: Para tal composição, me baseei no tema central da Assembleia Eletiva da CRB – Nacional de 2013 “Permanece Conosco” (Lc 24,29) e, por conseguinte, naquilo que traduz a Vida Religiosa, como por exemplo as palavras chaves: Amor, doação, missão, alegria, Eucaristia. Etc.

8.  Como surgiu o hino?

Tállison: O hino surgiu a partir do convite feito a mim, por Irmã Maria Elizete Bezerra, coordenadora da CRB, núcleo – Natal/RN. Irmã Elizete, a principio, queria um refrão pequeno e de fácil melodia para que os participantes da Assembleia Regional Recife/PE (12 a 14 de setembro 2014), pudessem cantar no momento da oração de abertura, sendo esta de responsabilidade da CRB núcleo de Natal.

Compus um pequeno refrão e enviei para que Irmã Elizete pudesse ver com Irmã Priscila Daniele – Congregação  Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho, residente em Recife/PE e  responsável  pela escrita da partitura –  se o refrão estava bom. Na hora de fazer a partitura, a Irmã Priscila Daniele –– disse: “Sinto que falta mais alguma coisa”. Daí, fiz a música toda, três estrofes e o refrão. Letra e música de minha autoria e a partitura autoria da Irmã Priscila Daniele.

9.  Ha muito tempo se dedica à música?

Tállison: Desde os meus 12 anos venho me dedicando a música. Acredito que está no sangue da minha família o zelo e o encanto pela música, pelo som. Minha mãe adorava cantar. O meu pai é um apreciador do forró, porém é mais seguro na dança. Além disso, tenho um irmão que canta e toca, sem falar nos tios que segura bem a sanfona e embalam o baião, típico do Nordeste.

10. Atualmente qual é o seu trabalho missionário?

 Tállison: Atualmente venho coordenando a Rede um Grito pela Vida em Natal/RN juntamente com uma equipe de dez pessoas. Além disso, sou secretário do Núcleo CRB Natal/RN. Sou escritor e estudante no Curso de Licenciatura em Filosofia  pela Faculdade Dom Heitor Sales  e encontrando-me dentro do processo da formação sacerdotal.

11. O que você espera do Ano da Vida Consagrada? 

Tállison: Espero que seja um ano propício de reflexão sobre a nossa identidade, isto é, quem somos, onde estamos e para onde queremos ir enquanto Irmãos Consagrados, vocacionados a testemunhar o Cristo Vivo e Verdadeiro no mundo de desafios e contradições.  Espero também que seja mais um tempo que Deus nos oferece para que possamos estreitar os laços da comunhão fraterna.

12. Que mensagem você deixa para a VC neste ano em que a CRB completa 60 anos?

Tállison: Irmãos e Irmãs, peço a todos que compõem a Conferencia dos Religiosos no Brasil, CRB que não sustentem a bandeira ou a concepção da ideia de que estamos velhos, ultrapassados, isto por completarmos 60 anos de presença no seio da Igreja.  Devemos sustentar a bandeira da vitalidade, de que estamos mais maduros e que por isso temos mais força e resistência para seguir o caminho que Deus nos aponta através do Seu Filho Jesus. Parabéns a todos nós por tanto amor, por tanta dedicação e por tanto tempo doado no cultivo da seara do Senhor!

Partitura

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?