Dia da Sobrecarga da Terra, cada vez mais antecipado

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Dia 29 de julho é o dia em que o Planeta Azul entra no “vermelho”: o Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, o Planeta esgota os próprios recursos para o ano de 2019. Em 2050 serão necessários dois planetas para poder viver, mas ainda é possível mudar a rota

Demorou menos de oito meses para a humanidade usar todos os recursos naturais disponíveis do planeta para o ano. Dia 29 de julho é o dia em que o Planeta Azul entra no vermelho: o Dia de Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Este dia chega cada vez mais com dramática antecipação. “Uma situação que está empobrecendo cada vez mais a terra e quebra o equilíbrio da natureza e do futuro do próprio homem”, afirma Alfonso Cauteruccio, presidente da Greenaccord, uma entidade não governamental cristã que trabalha pela sensibilização da questão ambiental.

O que significa
Todos os anos, a Global Footprint Network (GFN) calcula o número de dias daquele ano em que a biocapacidade do planeta Terra é suficiente para suportar a “Pegada Ecológica” da humanidade naquele mesmo ano. O restante do ano corresponde ao uso excessivo global. Para calcular o Dia da Sobrecarga da Terra, divide-se a biocapacidade mundial (a quantidade de recursos ecológicos que o planeta é capaz de gerar naquele ano) pela Pegada Ecológica mundial (a demanda da humanidade naquele ano) e multiplica-se por 365, que é o número de dias no calendário anual.

Somos uma geração de cigarras e não de formigas
Oficialmente o primeiro Dia da Sobrecarga da Terra foi 21 de dezembro de 1971, quando a terra registrou 10 dias “no vermelho”. Depois desta data a tendência foi sempre de antecipar o dia, chegando ao 1º de agosto em 2018. Um dado tão negativo que se calcula que atualmente são consumidas 1, 7 vezes a capacidade regenerativa anual da terra. E seguindo nestes passos, em 2050 a humanidade consumirá o dobro do que o planeta produz. “Somos uma geração de cigarras e não de formigas – explica Cauteruccio ao Vatican News – de fato exageramos nos consumos e não temos a sobriedade que a Terra nos implora. Com a natureza – sublinha – não se brinca porque quando o dano é grave não se pode arrepender”.

Impacto ambiental
O impacto ambiental do Dia da Sobrecarga da Terra que chega antecipado atinge regiões já desestabilizadas por causa da seca, da desflorestação e desertificação. Mas sobretudo pelos recursos alimentares escassos pois os parâmetros para definir este cálculo refere-se ao consumo de frutas, verduras, carnes, peixes, água e madeira.

No que se refere ao consumo dos recursos terrestres, os países mais “vorazes” são paradoxalmente dois territórios minúsculos como o Catar e Luxemburgo, mas também os Estados Unidos. Enquanto que os países mais “verdes” são a Jamaica e o Vietnã, tanto é que se calcula que se todos os países fossem como eles, os recursos disponíveis durariam até a metade de dezembro. O presidente da Greenaccord afirma que “a Europa também está em grave situação porque os recursos acabaram já em 15 de maio passado”

Papa Francisco profético sobre temas ambientais
Para Cauteruccio, o Papa Francisco com a encíclica Laudato Si’ e com seus numerosos apelos em favor da Criação “foi proféticos em temas ambientais”, graças também à chamada “conversão ecológica” proclamada pelo Santo Padre. Trata-se, evidencia o presidente da Grenaccord, de “ouvir as palavras do Pontífice para mudar a nossa mentalidade e o nosso modo de agir. O Papa, foi clarividente neste sentido e é reconhecido pelo mundo científico por ter dado uma nova dignidade a estes temas e problemas”. A questão ambiental terá um outro momento particularmente importante com o Sínodo para a Amazônia, que será realizada de 6 a 27 de outubro deste ano no Vaticano.

Voltar atrás é possível: #MoveTheDate
Apesar da dramática tendência negativa das últimas décadas é possível inverter a direção. Segundo a Global Footprint Network (GFN) se conseguíssemos adiar a data do Dia de Sobrecarga de apenas cinco dias todos os anos, a humanidade já estaria em harmonia com o próprio planeta antes de 2050. Por exemplo, substituir 50% do consumo de carne com uma dieta vegetariana contribuiria para adiar o Dia da Sobrecarga em 15 dias. Reduzir 50% das emissões de CO2, deslocaria data de até 93 dias. Enfim, foi lançada a campanha “Steps to #MoveTheDate”, que indica cinco âmbitos sobre os quais pode-se agir: energia, alimentos, cidades, população e planeta. As oportunidades para agir concretamente são, por exemplo, encaminhar um diálogo sobre o problema da super população, e boas práticas no local de trabalho como a redução do desperdício de alimentos ou fazer petições aos próprios governos para a administração de recursos naturais de maneira responsável e sustentável.

Fonte: vaticannews

Publicações recentes