Por Rosinha Martins|24.07.2015| A Fazenda Esperança ( Centro de reabilitação de dependentes químicos de Guaratinguetá – a chamada fazenda do frei Hans),  acordou, na manhã desta sexta, 24, com a ausência da Irmã Odete. Irmã Odete foi violentada e morta por volta das 5h30 da manhã. De acordo com informações da polícia, a religiosa levou oito facadas pelas costas, por uma pessoa encapuzada, que, de acordo com as informações da Fazenda, não fazia parte do projeto.

A polícia trabalha com a possibilidade de assalto. Um suspeito foi detido mas nega envolvimento no caso.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Fazenda manisfestou pesar e pediu orações. “Nossos acolhidos estão superando este momento de perda com oração e muita unidade entre eles. Temos certeza que Irmã Odete já está no céu intercedendo por nós. Salientamos que tanto a Fazenda da Esperança como a Ordem Franciscana de Siessen, estão em oração por quem cometeu este ato de violência. Acreditamos no perdão, numa cultura de paz e de não violência”, diz trecho da nota.

Quem é Irmã Odete

Natural da cidade de Itatinga – SP, Irmã Odete Aparecida dos Anjos, 65, pertencia à Congregação das Irmãs Franciscanas de Siessen. Há 6 anos trabalhava na Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda Esperança,  especificamente na Catequese e orientação espiritual.

“Em Irmã Odete sempre se destacou a simplicidade e o seu trabalho missionário. Sempre trabalhou em comunidades inseridas. Ela era um presente de Deus para a nossa congregação”, informou à assessoria de comunicação da CRB Nacional, a religiosa franciscana de Siessen, da  comunidade Casa de Nazaré, de Guaratinguetá – SP,  Irmã Angelice Maria.

Irmã Angelice informou, ainda, que o sepultamento de Irmã Odete acontecerá neste sábado, 25, ainda sem horário previsto, no cemitério da Fazenda Esperança, ala masculina, de Guaratinguetá.

Ainda, segundo Angelice, o fundador da obra, Frei Hans, já tomou conhecimento do acontecido, embora esteja em viagem no exterior.

A Fazenda Esperança

A instituição, conhecida popularmente como Fazenda do frei Hans, alusão ao frade alemão, Hans Stapel,  fundador da Obra, tem hoje 350 internos, entre os que pagam por tratamento e os que recebem cuidado gratuito. O local, aberto na década de 1980, já recebeu, no total, mais de 7 mil pessoas.

CRB Nacional manifesta sentimentos pela passagem de Irmã Odete

A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil manifesta à Congregação das Franciscanas de Siessen e à Família da Irmã Odete, sinceras condolências e a certeza da unidade em preces neste momento de passagem.

Leia também

Fazenda Esperança lamenta o assassinato de Irmã Odete

 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?