CCM promove Curso de Formação Missionária para leigos e religiosos

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Aprofundar as motivações e a compreensão da missão, bem como a visão dos desafios missionários, seus fundamentos bíblicos e teológicos, são os principais objetivos do Curso de Formação Missionária, com enfoque na Amazônia, edição 2014. Promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal para Amazônia, o curso será realizado de 1 a 26 de junho.

As inscrições estão abertas para leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros que se dispõem a atuar na pastoral missionária e que desejam ser enviados a regiões e situações tipicamente missionárias no Brasil, principalmente na Amazônia.

Também se aconselha essa formação como momento de revigoramento para presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que estão na labuta há anos, e que procuram um momento significativo de qualificação, avaliação, discernimento pessoal sobre alguns conteúdos e sobre sua própria experiência missionária.

O Curso de Formação Missionária apresenta em 2014 uma nova programação na qual serão abordadas oito dimensões da missão. Também serão alternadas, todos os dias, sessões de estudos e reflexão com momentos de meditação e oração.

A primeira semana do curso se concentra na dimensão antropológica da missão e a reflexão será conduzida pela Irmã Maria de Fátima Morais, IASCJ, psicóloga e assessora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

“Como sinal de maturidade o missionário deve assumir a missão com tudo o que ela comporta”, diz a assessora. “Neste primeiro bloco trabalhamos os sentimentos e as relações, como as pessoas se relacionam com elas mesmas, com os outros, com Deus e também com o Universo. Isso é importante porque tomamos consciência sobre o quanto essas mesmas relações se humanizam e ajudam as pessoas a se humanizarem. É um exercício de percepção sobre nossas relações, seus vínculos e intensidade”, afirma Irmã Maria de Fátima.

Uma das dificuldades na missão é o processo de relacionamento. Ao falar sobre os conflitos, a psicóloga destaca que “a tendência do ser humano é o de querer mudar os outros (por isso queremos ir para a missão!), mas na verdade, o que nós conseguimos é apenas mudar a nós mesmos. Percebendo isso, as outras pessoas também vão mudar. Isso é fundamental para a convivência na missão. Aceitar o outro, as suas diferenças, naquilo que ele ou ela tem como pessoa. Querer que o outro mude de acordo com a minha maneira de ser é o que faz com que o outro não me aceite como sou”, observa.

As demais dimensões da missão a serem abordadas ao longo do curso, com a ajuda de assessores, são a bíblica, a teológica, a geográfica, a histórica, a pastoral, a ecumênica e a espiritual. No final, os participantes receberão um certificado de participação por parte do Centro Cultural Missionário.

Padre Osvaldo Vieira da Costa, da diocese de Santo Amaro (SP), decidiu somar-se à equipe do Projeto entre os regionais Sul 1 – Norte 1 da CNBB para ser enviado na Diocese de Alto Solimões, sudoeste da Amazônia. Ele fez o Curso de Formação Missionária em 2013, e comenta: “Este curso já nos insere na missão e isso é encantador. Temos aqui teoria e prática por conta das pessoas que já viveram na missão e pela capacidade que os assessores têm de nela nos inserir”, avalia.

A bancária Carolina Behenck Reck, da diocese de Osório (RS), também participou curso em 2013: “quem vai para a missão deve estar bem preparado e este curso nos dá as bases para isso. Para eu que estou começando, está sendo muito bom para entender certas questões que eu não conseguia entender antes”, explica a leiga missionária.

Pertencente à congregação das Filhas da Caridade São Vicente de Paula, Irmã Neusa Procópio dos Santos é originária do Sul de Minas e trabalha em Tocantins. A religiosa explica que se interessou pelo curso para aprimorar sua prática na missão. “Quero aprender como trabalhar melhor com o povo, saber como entender a maneira de ser do povo na missão, e esse curso ajuda muito a entender determinadas questões”, relata.

A inscrição ao Curso de Formação Missionária de 2014 é efetuada pelo site www.ccm.org.br onde se encontram também informações sobre o conteúdo programático, o local, os custos e as formas de pagamento.

Publicações recentes