Lampedusa (RV) – Lampedusa, porta de entrada de milhares de migrantes e refugiados, e destino da primeira viagem do Papa Francisco, em 8 de julho de 2013, como não poderia deixar de ser, não ficará alheia ao Ano Jubilar. De fato, no próximo sábado, às 16 horas, o Cardeal Francesco Montenegro, Arcebispo de Agrigento, presidirá a celebração das Vésperas e abrirá a Porta Santa do Santuário de Nossa Senhora de Porto Salvo.

Porta da Europa

No domingo, dia 17, por sua vez, Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, serão realizados os eventos mais intensos, envolvendo os refugiados que fogem da guerra, arriscando suas vidas na travessia do Mediterrâneo em busca de uma nova esperança. De fato, às 9h30min, será realizado um momento de oração e reflexão sobre o tema da Jornada – “Migrantes e refugiados nos interpelam. A resposta do Evangelho da Misericórdia – diante da “Porta da Europa”, o monumento dedicado à memória dos migrantes mortos no mar.

Abertura de uma segunda Porta Santa

Não será uma surpresa se neste local o Cardeal Montenegro abrir uma segunda Porta Santa, totalmente fora dos moldes conhecidos, pois não será o acesso a uma igreja mas um portal de esperança para um destino melhor, uma memória por quem perdeu a vida na rota da esperança.

Cruz feita com remos em Cuba

Por fim, às 11 horas, na Paróquia de São Gerlando, será celebrada uma missa presidida pelo Cardeal Montenegro, ocasião em que será entregue à comunidade de Lampedusa o presente do Papa Francisco: o grande crucifixo feito de remos pelo artista cubano Kcho. O Santo Padre recebeu a obra do Presidente cubano Raúl Castro, por ocasião da sua visita apostólica à Ilha em setembro passado. (JE)

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?