XLI Assembleia da UGSCB – Um misto de luz e poesia fazem parte da mística de acolhimento

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Teve início na tarde de ontem (20), com uma Celebração Eucarística, a XLI Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais de Congregações Brasileiras (USGCB), com o tema “Cultivar a mística do cuidado da casa comum, comprometida com a Vida Religiosa em saída”.

A coordenação geral do evento, representada pelas Irmãs Izaura Souza, Catequista Franciscana, e Irmã Mônica Maria de Souza, Franciscana do Coração de Jesus acolheu as regionais: Nordeste I, II e III; Sudeste I, II e III, Região Sul e Região Norte, que congregam no organismo. Como gesto de hospitalidade foi oferecido uma barquinha como lembrança de Fortaleza e água de coco, para refrescar o calor e saborear a alma.

Inicialmente, as irmãs Dulce Negrão, das Missionárias Capuchinhas; Margarida Mesquita, das Filhas do Coração Imaculado de Maria e da coordenação da USGCB e Irmã Vera Lúcia, das Filhas de Santa Teresa de Jesus e também integrante da equipe da USGCB, deram as boas vindas e compartilhara da alegria de receber a Assembleia em Fortaleza. Um vídeo de retrospectiva de assembleias anteriores e apresentação do Ceará incrementou o momento de acolhida.

Posteriormente, as Religiosas e os Religiosos foram conduzidas e conduzidos por uma mística que as/os envolveu de luz e poesia, conforme os versos seguintes: “Senhor estamos na Terra da Luz, enche-nos da mística deste lugar. Que sejamos Luz, que sejamos Sol, que sejamos Energia, Força, Iluminação… Tu és a nossa Luz, tu és o nosso Sol… Tu és a Fonte de nossa Fé!”; “Senhor da Luz, nos ajude a ser uma Igreja em saída. Auxilia-nos a reconhecer as nossas disponibilidades. Precisamos de tua Luz”; “precisamos ser presença de Luz e Esperança para todos que são alcançados pela riqueza e diversidade de ossos Carismas”; “Senhor da luz, dai-nos uma Luz Profética e teimosa, uma força dentro de nós para seguir lançando Luzes, enfrentando os grandes desafios da Igreja e da humanidade na certeza de que, a exemplo de Maria, Nossa Senhora das Milhões de Luzes, segamos o passos de Cristo, a grande Luz do Mundo”.

A Assembleia da USGCB, que segue até sexta-feira (24), reúne mais de oitenta Religiosas e Religiosos de Congregações fundadas e ou com sede no Brasil.

Equipe de Comunicação da USGCB

Publicações recentes