Virtudes e vícios da pandemia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Não poderia ser diferente. Além da safra trágica de mortos, feridos e enlutados, a Covid-19 nos deixa como herança pegadas indeléveis de outros rastros. Do ponto de vista da pastoral em geral e da pastoral social em particular, algumas dessas sequelas do coronavírus mostram-se sadias e relevantes, outras menos aceitáveis e até nocivas. Mas antes de prosseguir, é bom não esquecer que o flagelo ainda está em curso, o que nos leva a manter a vigilância e o devido cuidado. Feito o alerta, convém salientar desde o início que o uso maciço da Internet, na reconstrução de “redes sociais”, “lives”, “encontros” e “troca de saberes”, consolidou o espaço virtual como notório instrumento de participação popular. A ferramenta, antes vista no mínimo como suspeita, passa a figurar como um fator de superação de barreiras. Alcança novas pessoas que não costumavam frequentar determinados cursos, eventos seminários, assembleias, etc.

A descoberta (ou redescoberta?) da Internet como espaço virtual de encontroe e reencontros, bem ou mal, reforça o velho trinômio da conscientização-organização-mobilização. De forma paradoxal, as restrições impostas pela pandemia ampliaram o leque de possibilidades, levando mais gente a “frequentar” as iniciativas promovidas. Não sem razão, várias manifestações de caráter popular foram impulsionadas pelas redes sociais. O resultado é que, de hoje em diante, as práticas e atividades presenciais, virtuais ou híbridas poderão e deverão contar com mais essa ferramenta nos embates das lutas populares. Consolidaram-se, dessa maneira, potencialidades novas para os enfrentamentos e a correlação de forças.

Sempre com o olhar voltado para prática e atividades dos movimentos, pastorais, entidades e organizações não governamentais, ao lado desses fatores positivos, vale ter presente um duplo aspecto negativo. De um lado, em tempos de crise e caos, barbaridade e insegurança, ataque e defesa, polarização e negacionismo, o ser humano é naturalmente propenso a criar “bolhas de proteção”. Estas tendem a nascer em terrenos múltiplos, tais como o parentesco, a amizade, a vizinhança, a profissão, o futebol, a religião ou a ideologia. Se é certo que as bolhas podem oferecer maior coesão e relativa segurança, também é verdade que levam ao isolamento e à exclusão. Erguem-se muros entre um “nós” e um “eles”, ao mesmo tempo que se abatem as pontes. Prova disso é a difusão da cultura do cancelamento, mesmo entre familiares, amigos, companheiros e até conjugues. A noção de comunidade, em geral aberta ao outro, ao diálogo e à riqueza da pluralidade, cede o lugar à noção de gueto, cerrado e rodeado de fronteiras visíveis ou invisíveis e marcada por recíprocas hostilidades.

Por outro lado, a prática relativamente fácil e cômoda, de abrir a tela do notebook ou a telinha do celular, aparentemente desenvolveu uma espécie de inércia (para não falar de preguiça). É como se o fato de participar nos eventos a partir da própria casa, dispensando a necessidade dos preparativos convencionais para o deslocamento até o lugar do evento, tenha desenvolvido uma certa apatia e sonolência. O ambiente familiar deixa mais à vontade para intervenções, digamos, mais livres e menos comprometedoras. Bastaria um rápido olhar às últimas manifestações das forças de esquerda, para verificar uma ausência estranha de pessoas conhecidas. Determinadas lideranças a gentes primam pela ausência, ou pela participação através do noticiário. A pergunta se impõe: será que a participação virtual no período mais agudo da pandemia nos viciou a ficar em casa? No jogo da luta social e política, será que escolhemos arquibancada?

Claro, a bolha, por uma parte, e a inércia, por outra, se confundem e se entrelaçam. Querendo ou não, como escreve Roberto da Matta em A casa & a rua, esta última sempre contém um fator de estranheza. Mas a memória histórica é pródiga em nos alertar para o fato de que, sem a descarga elétrica do povo organizado nas ruas, dificilmente ocorrem mudanças profundas e estruturais. Não basta mexer com as ondas visíveis e superficiais da política, é necessário transformar as correntes subterrâneas e invisíveis da economia.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs, vice-presidente do SPM – São Paulo, 22/02/2022

Publicações recentes