Vida religiosa em saída traduz a 41ª Assembleia Nacional da USGCB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Por Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)

Jornalista Missionária

 Porciúncula, Cúria Geral e Centro de Formação da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis do Brasil, em Messejana, Fortaleza-CE, sedia a 41ª Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais das Congregações Brasileiras (USGCB), para refletir a temática de “Cultivar a Mística do Cuidado com a Casa Comum, comprometida com a Vida Religiosa em Saída”.

O evento iniciou-se  dia 20/08, às 15h30min com a celebração da Missa, ao ar livre, presidida pelo padre Júlio César de Mello Almo, Superior Geral da Congregação Joseleitos de Cristo. Participam mais de 80 consagrados (as) Superiores Gerais.

O canto dos pássaros, as vozes dos religiosos a cantar, a Palavra de Deus proclamada e ecoada no espaço da natureza traduziram a paisagem artística da “Igreja em Saída” que se faz presente nas diversas realidades da moldura missionária de cada congregação religiosa brasileira apresentada nos rostos das vidas ameaçadas dentro e fora do país, sobretudo na África, onde a Vida Religiosa Consagrada (VRC) tem se expandido e no compromisso com os povos indígenas do país.

A homilia do padre Júlio César de Mello Almo recordou uma reflexão do Papa Francisco, na ocasião do encontro com os religiosos em Cuba: a pobreza para os religiosos consagrados é como uma muralha que ajuda a não deixar que os apelos do mundo não seduzam e nem cheguem aos consagrados com o consumismo e o materialismo” e questionou “qual o verdadeiro tesouro da consagração?”

Para a Superiora Geral que veio de São Paulo, Ir. Roseli Amorim, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, o grupo é animado pela esperança que emana do povo pobre nos gestos, nas palavras e na alegria que anima o desejo de crescer mesmo ante aos desafios, sem perder a esperança, pois o coração mantém acessa a chama do entusiasmo expresso no gesto do cuidado e do compromisso com o grito pela vida, com as Pastorais Sociais e com os povos indígenas, como também com as crianças, com os jovens e com os idosos.

O evento concluiu o dia com a celebração da criação e da luz. Prosseguirá até sexta-feira, dia 24/08, para aprofundar as ações da Vida Religiosa Consagrada (VRC) da USGCB no Brasil, que tem a missão de favorecer encontros de convivência fraterna e de intercâmbio de experiências missionárias.

Hoje as congregações masculinas e femininas associadas na USGCB são organizadas por Regionais e contabilizam em 124 congregações brasileiras.  A 1ª Edição do Encontro Nacional da USGCB aconteceu em 2015, na Capital Federal.

 

Publicações recentes