Vida Consagrada lança manifesto em solidariedade aos indígenas Guarani-Kaiwoá

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 07.11.2015| A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, reuniu nos dias 05 e 06 de novembro último, em Brasília, os coordenadores e coordenadoras das 20 regionais da Conferência, provenientes de São Paulo, Manaus, Florianópolis, Teresina, Belo Horizonte, Porto Velho, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Palmas, Rio de Janeiro, São Luís , Vitória, Brasília, Belém e Curitiba.

Fizeram parte do encontro a presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, assessores e assessoras executivas e funcionários. Na ocasião, os Religiosos e Religiosas elaboraram um manifesto em solidariedade aos povos Indígenas-Kaiowá, ao CIMI e aos Religiosos e Religiosas que vivem naquela região e são vozes proféticas na defesa da terra, da vida e da dignidade destes povos. Segue abaixo o manifesto que foi redigido, aprovado e assinado pelo grupo.

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL – CRB

SDS Bloco H nº 26 Sala 507 Edifício Venâncio II
CEP: 70393-900 – Brasília – DF

Tel.: (61) 3226-5540 Fax: (61)3225-3409 – Cel.(61) 8451-0248

presidente@crbnacional.org.br

Brasília, 06 de novembro de  2015.

“Permanece conosco” (Lc 24,29)

MANIFESTO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS POVOS INDÍGENAS, AO CIMI, AOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS DA REGIONAL DA CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL

CRB –  MT/MS

“Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos” (Papa Francisco)

A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, reunida em Brasília nos dias 05 e 06 de novembro de 2015 com a coordenação de suas 20 Regionais, provenientes de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, sensibilizada pela situação prolongada de violação dos direitos humanos dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul vem, através desta, manifestar solidariedade aos Povos Indígenas, Religiosos, Religiosas e Conselho Indigenista Missionário (CIMI) que estão presentes junto a esses povos.

Repudiamos a CPI contra o CIMI, a posição parlamentar de criminalização, suas alianças com os detentores da terra e a indiferença governamental diante dos fatos ocorridos. Os povos indígenas tem o direito à terra e à segurança de sua dignidade. Somos incondicionalmente favoráveis à preservação de sua cultura e seus territórios.

Acreditamos na profecia da Vida Religiosa Consagrada que, apesar das ameaças e perseguições, tem se comprometido concretamente com a defesa desses direitos garantidos pela constituição brasileira. Reafirmamos nosso compromisso com o Evangelho, com a Profecia e a Esperança em defesa dos que são excluídos e vulneráveis desta nossa sociedade centrada no lucro, em detrimento da vida e da dignidade humana.

Abaixo assinados:

Irmã Geralda de Fátima Miranda, Irmã Sandra Camilo Ede, padre Heverton Márcio A. da Silva, Irmã Teresinha de Jesus Sousa, Irmão Geraldo Aleixo, Irmã Paula Schneider, Irmã Izabel Cristina de Carvalho, padre  Carlos Alberto da  Costa Silva, padre Rubens, Irmão Heládio Firmino Rodrigues, Irmã Marlúcia, Irmã Eliane C. de Souza.

Publicações recentes