Vaticano realiza conferência sobre o Haiti

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – “A comunhão da Igreja: Memória e esperança para o Haiti, cinco anos depois do terremoto” é o tema da Conferência que se realizará nesta sábado, 10 de janeiro, convocada pelo Papa Francisco.

Além de uma delegação do Haiti, composta por 12 pessoas, foram convidados os representantes dos Dicastérios vaticanos, de algumas Conferências Episcopais, de organizações de ajuda e cooperação, os superiores gerais de congregações religiosas e os embaixadores junto à Santa Sé.

A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho “Cor Unum” e pela Pontifícia Comissão para a América Latina. Os Presidentes dos dois organismos, de fato, irão abrir a Conferência. Na parte da manhã, o programa prevê o pronunciamento do Cardeal haitiano, Chibly Langlois, do Arcebispo de Miami, Dom Thomas Gerard Wenski, e do ex-Representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Haiti, Eduardo Marques de Almeida, que falarão sobre o processo de reconstrução material e espiritual da Ilha após o sismo.

A seguir, os participantes serão recebidos em audiência, no Vaticano, pelo Papa Francisco. Na parte da tarde, haverá testemunhos de experiências significativas de cooperação internacional, debate e propostas. A celebração eucarística na Igreja de Santa Maria em Traspontina, presidida pelo Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin, encerrará a Conferência. Do Brasil, participa o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.

Segundo o Cardeal haitiano, este evento será a oportunidade de recordar o desastre que causou mais de 230.000 mortos, 300.000 feridos e 1,2 milhões de desabrigados. Atualmente, a Igreja Católica realiza cerca de 200 projetos na Ilha.

“Esperamos reforçar a comunhão eclesial com a Igrejas-irmãs”, afirmou o Card. Chibly Langlois, que auspicia também a nomeação, em cada diocese haitiana, de uma pessoa competente e qualificada, encarregada de acompanhar a reconstrução e a gestão das ajudas. (BF)

Fonte: Radiovaticana

Publicações recentes