Uma vida iluminada pela Palavra

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

 

Nota de falecimento

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia comunica, com profundo pesar, que o professor Pe. Johan Konings,sj, faleceu hoje, dia 21 de maio de 2022, às 16h, em decorrência de um aneurisma cerebral. Desde ontem, ele estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte.

Agradecemos por todas as manifestações de solidariedade e carinho. Mais tarde, daremos informações sobre o velório e funeral.

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Exéquias
O velório será realizado no domingo, a partir das 8 horas, no auditório Dom Luciano Mendes de Almeida, da FAJE (Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127, bairro Planalto, Belo Horizonte). Às 13 horas, haverá um momento de oração e, às 15h, celebração da Eucaristia. O sepultamento será no Cemitério Parque Bosque da Esperança, às 16h30.

Johan Konings folheando, pela primeira vez, a edição da Bíblia da CNBB na qual trabalhou, incansavelmente, na tradução | Foto: Ascom CNBB

Uma vida iluminada pela Palavra
Pe.Johan Konings, sj, nascido na Bélgica em 1941, possui licenciatura em Filosofia (1961) e Filologia Bíblica (1967). Doutorou-se em Teologia (1977), pela Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica).Depois de sua chegada ao Brasil, em 1972, lecionou, no campo da Teologia e da Exegese Bíblica, em Porto Alegre (PUCRS) e no Rio de Janeiro (PUCRJ), até tornar-se, desde 1986, professor de Novo Testamento na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (MG), que em 2011 lhe conferiu o título de Professor Emérito.
Foi autor de vários livros.

Dedicou-se principalmente à exegese dos Evangelhos, especialmente ao de João, e à hermenêutica e tradução da Bíblia. Foi organizador da Tradução Ecumênica da Bíblia (1994) e da tradução do Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral (Denzinger-Hünermann), primeira edição (2007) e segunda edição atualizada em 2013. Era membro da Society of New Testament Studies (SNTS) e da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB).

O trabalho de tradução da Bíblia, que levou 11 anos, foi oficialmente lançado no dia 21 de novembro de 2018, durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília (DF).

Pe. Konings também participou como perito na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma, em 2008, com o tema “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá afirmou que Igreja do Brasil perde um grande biblista. De acordo com o assessor da CNBB, padre Johan Konings era um apaixonado pela Palavra de Deus e se dedicou ao estudo da Bíblia procurando contagiar seus alunos no estudo e aprofundamento da Palavra e também nas assessorias e formações que realizava.
“Somos gratos ao padre Konings por uma vida doada a serviço da Palavra na ação evangelizadora de nossa Igreja”, expressou o assessor da CNBB.

Solidariedade da CRB Nacional
” Não me tires da boca a Palavra, Senhor. Tua Palavra é para sempre, é mais estável do que o céu.” (Salmo 119, 43.89).
Em nome de milhares e milhares de pessoas, muitos religiosos e religiosas, que se beneficiaram com a comunicação da Palavra feita pelo Pe. Konings, a CRB Nacional, louva ao Senhor, e eleva grande ação de graças. Expressa também, solidariedade aos queridos irmãos jesuítas.

Publicações recentes